SISTEMA DE FREIOS: COMO FAZER UM DIAGNÓSTICO

24/02/2023

SISTEMA DE FREIOS COMO FAZER UM DIAGNÓSTICO
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Você sabe como fazer um diagnóstico do Sistema de Freios do seu veículo? Parte essencial para o funcionamento do carro, os cuidados com os freios são fundamentais.

Assim como qualquer outra parte do carro, os freios estão sujeitos a desgaste e problemas. E saber como identificar esses problemas exige um diagnóstico rápido.

Sendo assim, separamos aqui algumas dicas para que você possa saber como fazer. confira!

Sistema de Freios: importância dos cuidados

Antes de mais nada, é preciso saber qual a importância de cuidar do sistema de freios do seu carro. Como já destacamos, saber diagnosticar problemas no componente é fundamento, especialmente para segurança.

Isto é, os freios são parte fundamental do veículo. Dependendo das circunstâncias, a manutenção evita riscos de acidentes e batidas.

Dessa forma, além de garantir uma maior segurança para você, os passageiros e outros condutores, a manutenção e diagnóstico de problemas é uma forma de evitar gastos desnecessários.

Sistema de Freios: como fazer um diagnóstico

Mas para isso, é essencial que você saiba como fazer o diagnóstico do sistema de freios. E ele começa com a identificação de alguns pontos.

Por exemplo, em caso de falhas ou defeitos, você precisa saber responder perguntas como:

  • Quando começou o problema?
  • Sob quais condição ele aparece?
  • Em qual lado do veículo ocorre?

Além disso, o ideal é sempre realizar um teste de rodagem junto ao mecânico. Com isso, você consegue, com ajuda dele, realizar um diagnóstico mais preciso.

Contudo, além dessa primeira análise, saber quais são os principais problemas também pode te ajudar.

Sistema de Freios: principais problemas no sistema

Em resumo, os defeitos no sistema de freios são identificados com a alteração repentina do componente.

Isto é, em grande parte dos casos, você pode saber se há algum defeito tentando acionar o pedal. Dessa forma, caso identifique alguma alteração no tempo de resposta, ou na força necessária para frear, é sinal de que há algum defeito. Dentre os cinco defeitos mais comuns, estão:

  • Pedal duro,
  • Pedal esponjoso,
  • Vibrações
  • Pedal com curso longo,
  • Ruídos

Pedal duro

Defeito fácil de se diagnosticar. Na maior parte dos casos, o problema está em uma falha no servofreio multiplicador de força do sistema.

Com isso, as causas do problema podem ser várias, como entupimento no filtro de ar da peça, diafragma danificado ou válvula unidirecional obstruída.

Pedal esponjoso

Já no caso do pedal esponjoso, o problema surge com o componente apresentando um comportamento diferente, mais leve que o normal. Desse modo, o motorista tem a sensação de que o sistema oferece segurança.

Além disso, nesse caso, o recuo à posição normal é mais lento. Em geral, o defeito está relacionado com a presença de ar dentro do sistema hidráulico.

Vibrações

Trepidações durante a frenagem, vibrações acima do normal ao pressionar ao pedal, esse são problemas comum no sistema de freio.

Contudo, é essencial tomar alguns cuidados para diagnosticar o defeito. Isto é, o sintoma pode estar relacionado com problemas maiores, como:

  • discos de freios empenados;
  • ovalizações nos tambores;
  • cubos de rodas empenados.

Pedal com curso longo

Em seguida, outro defeito bem comum no sistema de freio é o pedal com curso longo. Aqui, o motorista precisa pressionar o pedal mais do que o de costuma para acionar o freio.

Em grande parte dos casos, o defeito tem relação com o sistema hidráulico. Danos nas tubulações rígidas ou nos flexíveis, vazamentos internos no cilindro mestre e folga incorreta entre os tambores e as lonas estão entre as principais causas.

Além disso, o problema também pode surgir com presença de ar no sistema hidráulico.

Ruídos

Por fim, outro defeito no sistema são a presença de ruído. Mas aqui o diagnóstico precisa ser bem profundo.

Isto é, o problema de ruído pode estar relacionado com defeitos em outros componentes. Quando o problema está no sistema de freio, as causas mais comum são:

  • pastilhas mal assentadas, de baixa qualidade ou erradas para o veículo;
  • flutuação das pastilhas nas pinças ;
  • discos de freio com superfícies irregulares ou danificada;
  • contato irregular das pastilhas com os discos.

 

Em todo caso, o ideal é sempre levar o veículo para um diagnóstico completo em um mecânico de confiança. Além disso, procure sempre comprar peças corretas para o seu veículo, com a garantia de qualidade e segurança.

E para isso, você conta com o app Prakaranga!

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