Tipos de discos de freio e quando devo troca-los

23/02/2023

Tipos de discos de freio e quando devo troca-los
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Você sabe quais são os principais tipos de discos de freio que um veículo pode ter?

Os carros estão cada vez mais rápidos, e justamente por isso os discos de freio possuem um papel muito importante. O item faz toda a diferença no trabalho de frenagem, garantindo mais segurança para o motorista.

Sendo assim, sabendo de toda essa relevância, separamos aqui um conteúdo completo sobre os tipos de discos de freio. Confira!

Tipos de discos de freio: Saiba quais são as diferenças

Quando um veículo freia em condições normais, a massa dele é transportada para o eixo dianteiro.

Portanto, os automóveis costumam utilizar freios mais potentes na dianteira, garantindo mais estabilidade e segurança.

Com isso, em carros populares ou de pouca potência, os freios dianteiros são a disco e no eixo traseiro são a tambor. Essa escolha é feita por redução de custo na fabricação e a falta de necessidade.

Além disso, existem quatro tipos de discos de freio no mercado: o sólido, ventilado, perfurado e ranhurado. Veja quais são as diferenças entre eles!

Disco de Freio Sólido

 

 

Em primeiro lugar entre os tipos de discos de freio, temos o disco sólido. Alguns carros mais populares utilizam esse tipo de disco de freio na dianteira, já que não possuem muita potência.

Contudo, normalmente, essa peça é mais barata e por isso, é utilizada na traseira. Isso porque, ele costuma esquentar mais, falhando em frenagens inesperadas, podendo ter desgaste precoce.

Disco de Freio Ventilado

 

Em seguida na lista de tipos de discos de freio, temos o disco de freio ventilado. Esse tipo é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de hélices.

Dessa forma, com o carro em movimento, essas hélices internas fazem a exaustão do disco, resfriando-o. Eles se distinguem por “serem ocos” entre suas duas laterais para uma melhor circulação do ar e arrefecimento dos componentes do sistema de frenagem.

Além disso, vale destacar que os discos ventilados mostram grande eficácia em utilização normal.

Disco de Freio Perfurado e Estriados

Por fim, existem ainda os discos de freio perfurado e estriado.

A colocação de discos perfurados (com furos distribuídos pela superfície) não só vai proporcionar um melhor arrefecimento das peças, como garante o escoamento de gases e partículas gerados pela fricção das pastilhas.

Além disso, dentre todos os tipos de discos de freio, estes são ligeiramente mais leves do que os discos convencionais.

Embora a superfície de contato seja igualmente mais reduzida, sendo menor o atrito total, ele ão ótimos para o inverno: em situações de chuva, por exemplo, os discos perfurados permitem escoar a água mais rapidamente e têm maior resistência à fadiga quando os freios são fortemente solicitados.

Por sua vez, os discos estriados têm vantagens semelhantes aos perfurados, mas a superfície total não é tão reduzida e a sua duração também é maior.

Isto é, os pequenos entalhes/ranhuras que possuem à superfície removem a sujidade que se acumula na superfície das pastilhas, estimando-se ganhos de cerca de 30% em eficácia em relação aos discos normais.

Se você procura pela solução mais duradoura, considere discos de freio estriados, já que os freios perfurados tendem a durar menos tempo.

Discos de freio – quando devo trocar?

Agora que você já sabe quais são os tipos de discos de freio, é preciso entender quando fazer a troca do item.

Isto é, como item essencial de segurança, é preciso que você fique atento para alguns sinais de que está na hora da troca.

  • Carro vibra quando é acionado o freio:quando o disco de freio está muito gasto ele tende a empenar e causar trepidações quando o disco fica em contato com a pastilha, fazendo o carro vibrar nas frenagens.
  • Dificuldade em frear o veículo: como no caso da trepidação você pode enfrentar dificuldades ao frear o carro quando o disco está muito desgastado formando faixas, essa faixas acabam impedindo que a pastilha entre em contato com o disco dificultando a frenagem, este é um sinal que os discos devem ser substituídos urgentemente para evitar acidentes.

Além disso, como qualquer componente, os discos de freio também vão perdendo as suas características.

Alguns fabricantes aconselham a sua substituição a cada duas mudanças de pastilhas ou depois de percorridos 40 a 80 mil quilômetros.

Dessa forma, realize a revisão dos freios se notar qualquer uma das situações citadas ou ainda antes de viagens.

E se estiver procurando por discos de freio ou qualquer outro componente para o seu carro, moto ou caminhão, aproveite para usar o app PraKaraga.

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