Você sabe quais são os principais tipos de discos de freio que um veículo pode ter?
Os carros estão cada vez mais rápidos, e justamente por isso os discos de freio possuem um papel muito importante. O item faz toda a diferença no trabalho de frenagem, garantindo mais segurança para o motorista.
Sendo assim, sabendo de toda essa relevância, separamos aqui um conteúdo completo sobre os tipos de discos de freio. Confira!
Tipos de discos de freio: Saiba quais são as diferenças
Quando um veículo freia em condições normais, a massa dele é transportada para o eixo dianteiro.
Portanto, os automóveis costumam utilizar freios mais potentes na dianteira, garantindo mais estabilidade e segurança.
Com isso, em carros populares ou de pouca potência, os freios dianteiros são a disco e no eixo traseiro são a tambor. Essa escolha é feita por redução de custo na fabricação e a falta de necessidade.
Além disso, existem quatro tipos de discos de freio no mercado: o sólido, ventilado, perfurado e ranhurado. Veja quais são as diferenças entre eles!
Disco de Freio Sólido
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Em primeiro lugar entre os tipos de discos de freio, temos o disco sólido. Alguns carros mais populares utilizam esse tipo de disco de freio na dianteira, já que não possuem muita potência.
Contudo, normalmente, essa peça é mais barata e por isso, é utilizada na traseira. Isso porque, ele costuma esquentar mais, falhando em frenagens inesperadas, podendo ter desgaste precoce.
Disco de Freio Ventilado
![](https://blog.prakaranga.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/02/Disco-de-Freio-Ventilado-1024x1024.jpg)
Em seguida na lista de tipos de discos de freio, temos o disco de freio ventilado. Esse tipo é composto por dois discos sólidos espaçados com perfis em formato de hélices.
Dessa forma, com o carro em movimento, essas hélices internas fazem a exaustão do disco, resfriando-o. Eles se distinguem por “serem ocos” entre suas duas laterais para uma melhor circulação do ar e arrefecimento dos componentes do sistema de frenagem.
Além disso, vale destacar que os discos ventilados mostram grande eficácia em utilização normal.
Disco de Freio Perfurado e Estriados
![](https://blog.prakaranga.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/02/Disco-de-Freio-Perfurado-e-Estriados.jpg)
Por fim, existem ainda os discos de freio perfurado e estriado.
A colocação de discos perfurados (com furos distribuídos pela superfície) não só vai proporcionar um melhor arrefecimento das peças, como garante o escoamento de gases e partículas gerados pela fricção das pastilhas.
Além disso, dentre todos os tipos de discos de freio, estes são ligeiramente mais leves do que os discos convencionais.
Embora a superfície de contato seja igualmente mais reduzida, sendo menor o atrito total, ele ão ótimos para o inverno: em situações de chuva, por exemplo, os discos perfurados permitem escoar a água mais rapidamente e têm maior resistência à fadiga quando os freios são fortemente solicitados.
Por sua vez, os discos estriados têm vantagens semelhantes aos perfurados, mas a superfície total não é tão reduzida e a sua duração também é maior.
Isto é, os pequenos entalhes/ranhuras que possuem à superfície removem a sujidade que se acumula na superfície das pastilhas, estimando-se ganhos de cerca de 30% em eficácia em relação aos discos normais.
Se você procura pela solução mais duradoura, considere discos de freio estriados, já que os freios perfurados tendem a durar menos tempo.
Discos de freio – quando devo trocar?
Agora que você já sabe quais são os tipos de discos de freio, é preciso entender quando fazer a troca do item.
Isto é, como item essencial de segurança, é preciso que você fique atento para alguns sinais de que está na hora da troca.
- Carro vibra quando é acionado o freio:quando o disco de freio está muito gasto ele tende a empenar e causar trepidações quando o disco fica em contato com a pastilha, fazendo o carro vibrar nas frenagens.
- Dificuldade em frear o veículo: como no caso da trepidação você pode enfrentar dificuldades ao frear o carro quando o disco está muito desgastado formando faixas, essa faixas acabam impedindo que a pastilha entre em contato com o disco dificultando a frenagem, este é um sinal que os discos devem ser substituídos urgentemente para evitar acidentes.
Além disso, como qualquer componente, os discos de freio também vão perdendo as suas características.
Alguns fabricantes aconselham a sua substituição a cada duas mudanças de pastilhas ou depois de percorridos 40 a 80 mil quilômetros.
Dessa forma, realize a revisão dos freios se notar qualquer uma das situações citadas ou ainda antes de viagens.
E se estiver procurando por discos de freio ou qualquer outro componente para o seu carro, moto ou caminhão, aproveite para usar o app PraKaraga.
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