Carro com restrição judicial: entenda como identificar!

27/02/2023

App

Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de cabeça. É comum que, ao economizar na compra de um seminovo, o comprador deixe de analisar com cuidados as informações sobre o veículo.

E é justamente nesses casos que muitos acabam caindo em golpes de revenda, como o carro com restrição judicial. Mas é possível evitar todo esse problema entender como identificar essas restrições.

Confira neste artigo o que é a restrição judicial e como identificar um veículo nessas condições!

Carro com restrição judicial: o que é?

Mas o que vem a ser um carro com restrição judicial? Quando um veículo é colocado nessa condição?

Em resumo, a restrição judicial nada mais é do que uma ordem judicial dada pelo juiz para inserir o veículo no Renajud. No geral, a restrição judicial acontece quando o proprietário do veículo não cumpre o contrato de pagamento estabelecido.

Em outros casos, a restrição pode ser aplicada quando há a penhora do veículo para outro investimento cujo pagamento não foi feito.

O Renajud

E o que é o Renajud? O sistema de Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores nada mais é do que uma ferramenta que conecta o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Judiciário.

Assim, quando um juiz concede a busca e apreensão de um veículo, ele é cadastrado no sistema para que se possa efetivar a ordem judicial de restrição.

Além disso, é por meio do Renajud que o comprador pode identificar um carro com restrição judicial. E como fazer isso?

Carro com restrição judicial: como identificar?

Com o registro no sistema de restrição judicial, o comprador consegue saber se o veículo no qual ele tem interesse possui alguma restrição.

Dessa forma, para saber se um carro possui alguma restrição o ideal é que o comprador analise o histórico veicular do automóvel. Nele, além de restrições judiciais, constam também outras informações essenciais sobre o carro.

Multas, sinistros ou mesmo leilões pelos quais o carro passou, tudo isso é possível saber por meio do histórico veicular.

Analise o histórico veicular

A pesquisa do histórico do automóvel pode ser feita tanto pelas ferramentas e sistemas de órgãos públicos, como Denatran, Detran e Renajud, quanto por serviços especializados nesse tipo de informação.

Exemplo disso é o sistema de consulta de histórico veicular do Prakaranga. Com ele você tem todos dados do veículo e pode se informar sobre possíveis restrições antes da compra.

Além disso, vale destacar que resolver uma situação de comprar um carro com restrição judicial pode levar anos. É comum que os processos envolvendo esse tipo de compra demorem para ter uma solução. Sendo assim, busque sempre realizar a consulta do histórico antes de concluir negócio.

Como se prevenir?

Ou seja, como deu para notar, a melhor forma de se prevenir na compra de carro com restrição judicial é realizando a consulta do histórico.

Mas além dessa pesquisa, existem outros cuidados que você pode adotar para evitar essa dor de cabeça. Dentre eles, podemos destacar:

  • Desconfie de carros com valor abaixo do praticado;
  • Avalie o documento do veículo;
  • Pesquise sobre o veículo (número de chassi, placa, multas) em órgãos públicos;
  • Faça a vistoria do carro antes de concluir a compra.

Por fim, lembre-se sempre que você pode utilizar a consulta do histórico veicular aqui no Prakaranga Para isso, basta consultar o veículo pela placa e ter todas as informações que você precisa na palma da mão.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-10-17T20:32:52-03:00
Ir ao Topo