Com a gasolina sintética desenvolvida pela Porsche, os motores a combustão podem ganhar uma sobrevida. Isto é, além de não poluir, colaborando para manutenção da camada de ozônio,
Com isso, o eFuel pode ser a salvação para os motores a combustão. Além de não poluir, não será necessário nenhuma adaptação nos motores sejam modelos recentes ou até clássicos, para receberem este tipo de combustível. Saiba mais!
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A proibição de motores a combustão
A iniciativa em desenvolver um combustível que não polui vem após a decisão de alguns países na Europa em acelerar medidas a transição para carros elétricos.
Isto é, com a adoção de algumas medidas, países como o Reino Unido vão proibir, que, a partir de 2030, a venda de carros a Gasolina e Diesel.
Com isso, diversas empresas e industrias buscaram desenvolver alternativas para salvar os motores a combustão. E a gasolina sintética, feita sem petróleo, pode ser uma alternativa.
O que é gasolina sintética?
A gasolina sintética tem esse nome pois, em sua composição, não há derivados do petróleo, ou outros poluentes.
Além disso, esse tipo de combustível produz uma combustão limpa, e pode apresentar um maior rendimento e eficiência.
Dessa forma, ele se destaca como uma excelente alternativa aos combustíveis como gasolina e diesel.
Diferentemente dos combustíveis fósseis e dos biocombustíveis, os combustíveis sintéticos como o eFuel conseguem a proeza de serem neutros em Carbono. Isso só é possível porque pretende-se sintetizar hidrogênio (H) e dióxido de carbono (CO2) em metanol (CH3OH). Este álcool mais simples pode ser usado como combustível para motores de combustão interna. Porém, é mais lucrativo sujeitá-lo a transformações adicionais e obter a gasolina sintética. Essa tecnologia será fornecida aos parceiros pela petrolífera ExxonMobil.
E como a Gasolina sintética é desenvolvida?
A produção da gasolina sintética acontece com a hidrólise – processo que separara o hidrogênio da água para combiná-lo com o gás-carbônico (CO2).
Essa reação cria cadeias de hidrocarbonetos, responsáveis pela geração do em combustível líquido.
Além disso, o hidrogênio se destaca como alternativa não apenas para sintetizar combustível líquido, como também aos veículos de propulsão elétrica.
Isso porque além de caras e pesadas, as baterias desses veículos exigem uma alta carga de energia elétrica. O gás tem o objetivo de gerar eletricidade para a propulsão das rodas através das célula de combustível, incorporadas a automóveis
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Porsche pode salvar motores a combustão com o eFuel
Mas a tendência mesmo é que o desenvolvimento da gasolina sintética, como o eFuel, da Porsche, sejam uma solução a curto prazo.
Especialmente para a salvação dos motores a combustão. Considerado um combustível limpo, o eFuel reutiliza o carbono da atmosfera para sua produção. Dessa forma, ele não aumenta a quantidade do gás no ambiente.
Mas o custo de produção do combustível sintético não é barato. Todo o processo de produção consume uma enorme quantidade de energia elétrica limpa.
A cidade de Magalhães no sul do Chile é quem vai receber as instalações da fábrica e do Parque eólico. Isto é, segundo especialistas é uma região com ventos intensos, propício para a instalação das estruturas.
Para a produção será necessária a construção de fazendas eólicas, com turbinas de captação.
O governo alemão participa com suporte financeiro de 8 milhões de euros, entre as empresas associadas sabe-se que a Porsche vai investir cerca de 20 milhões de euros.
O consórcio em questão reúne empresas de diferentes partes do mundo como as alemãs Porsche e Siemens, a chinesa AME, a italiana Enel e a chilena ENAP, além da parceria da norte-americana ExxonMobil, como convidada.
A ideia de empresa é também utilizar o combustível em corridas e eventos automobilísticos em seus carros.
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