Você sabe quais as vantagens de comprar peças usadas de comerciantes legalizados pela Lei do Desmanche?
Neste artigo, iremos abordar sobre a lei Federal 12.977/14, também conhecida como a Lei do Desmanche (ou Lei do Desmonte), no qual visa regulamentar a atividade de desmonte de veículos, evitando assim, o comércio de peças ilegais.
Desde o ano de 2014, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) realizou no Brasil a regulamentação das atividades dos setores que lidam com peças usadas. Tal mudança veio a trazer inúmeras vantagens, tanto para a população quanto para os comerciantes.
Abordaremos um pouco sobre as vantagens de comprar peças usadas de comerciantes legalizados pela Lei do Desmanche.
A LEI DO DESMANCHE TROUXE MAIS SEGURANÇA AO COMPRADOR E AO COMERCIANTE LEGALIZADO
Desde que a Lei do Desmanche entrou em vigor, inúmeros estabelecimentos irregulares foram fechados, e o número de roubos de veículos vem diminuindo consideravelmente nos últimos anos.
De acordo com a nova Lei dos Desmanches, todos os estabelecimentos profissionais deste ramo devem ser credenciados no Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e na Secretaria da Fazenda para que suas atividades sejam legalizadas e, assim, possam revender peças aos consumidores.
Uma das exigências na nova Lei do Desmanche de suma importância é quanto a catalogação das peças dos veículos, independente do item, desde acessórios do painel até peças maiores e mais importantes como os motores dos veículos. Tudo precisa estar devidamente detalhado e interligado com a Central de Informações do Detran.
A finalidade é evitar o aumento de furtos de veículos no Brasil, e também passar total segurança da procedência das peças revendidas pelos estabelecimentos comerciais aos seus compradores.
Desse modo, com a efetivação da Lei do Desmanche, um ponto a ser destacado foi a instalação do sistema online de controle de peças.
Ou seja, cada peça de cada veículo – seja carro, ônibus, caminhão, ou moto – será identificada com uma etiqueta de segurança que possui o nome da peça, um número de rastreio e um QR Code.
Através deste QR Code, qualquer pessoa pode agora ter a oportunidade de confirmar a procedência da peça adquirida.
Dessa forma, é possível restringir-se os casos em que eram comercializados adereços de fonte duvidosa.
O MEIO AMBIENTE OBTÉM GRANDE BENEFÍCIO COM A LEI DO DESMANCHE
Era muito comum que, peças de veículos terminassem sendo rejeitadas por não terem reaproveitamento, visto que, em alguns casos as peças são ilegais e a comercialização só traz prejuízos para toda a sociedade.
Com o advindo da Lei do Desmanche, ao efetuar a compra em locais credenciados e legalizados, o consumidor contribuirá para a circulação de resíduos sólidos, ajudando a comercialização legal do negócio, a economia e, especialmente, o meio ambiente.
A Lei do Desmanche impõe que os estabelecimentos comerciais legalizados devem garantir que os fluídos, óleos e pneus removidos dos automóveis sejam descartados de acordo com os padrões ambientais. Desta maneira, o objetivo será a redução quanto ao impacto negativo ao meio ambiente, provocado pelo descarte irregular dessas substâncias.
A LEI DO DESMANCHE CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DA TAXA DE CRIMINALIDADE
As taxas de roubo ou furto de veículos sempre foram um problema nacional.
Dessa forma, pelas estatísticas, se avalia que 50% desses crimes são aplicados ao desmanche ilegal. Por esse motivo, ao comprar peças em setores regulamentados, o consumidor irá contribuir para a diminuição desses atos ilícitos. O que ainda trás benefícios para estabelecimentos comerciais legalizados.
Com isso, a implementação da Lei do Desmanche ainda pode avançar muito em todo o país. Faça você também a sua parte: compre peças seminovas em lojas especializadas e devidamente regulamentadas, assim, todos nós, pessoas de bem seremos beneficiados.
Para outras notícias, dicas e recomendações, confira o blog Prakaranga!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até