Você sabe quais são os principais tipos de sinistro e quais as diferenças entre cada um? Apesar de nem todos saberem, o tipo de sinistro afeta diretamente o seguro do seu carro.
Ou seja, entender o que é cada um e quais suas diferenças vai te ajudar a entender o que fazer em caso de acidentes. E para te ajudar, vamos falar um pouco mais sobre cada tipo. Continue a leitura e saiba mais!
Tipos de sinistro: mas o que é sinistro?
Antes de falarmos sobre as diferenças entre cada tipo de sinistro, vale destacar mais uma vez o que ele é. Em resumo, podemos definir sinistro como toda ocorrência que traga dano ou prejuízo ao proprietário de um carro segurado.
Assim, colocando em termos simples, um sinistro acontece quando você se acidenta ou bate o carro, de forma involuntária, e contratou um seguro previamente. Dessa forma, os sinistros também são classificados em pequena, média ou grande monta.
Pequena monta
Em primeiro lugar, temos os sinistros de pequena monta, aqueles que resultam de pequenos acidentes ou batidas. Nesses casos, há apenas um pequeno reparo ou substituição de peças ou componentes.
Além disso, nesses casos, o carro volta a circular sem que seja necessário passar por alguma inspeção de segurança.
Média monta
Por outro lado, os sinistros de média monta acontecem quando há um acidente mais grave, onde o carro sofre danos consideráveis.
Aqui, além de substituição de peças e componentes, há um reparo maior, sendo que, após ele, o carro deve passar por uma inspeção de segurança. Caso seja aprovado, ele recebe um Certificado de Segurança Veicular (CSV) e volta a circular.
Grande monta
Por fim, temos de o sinistro de grande monta. Dentre os tipos de sinistro que o carro pode sofrer, esse é o mais grave. Isto é, caso de um sinistro de grande monta, o carro dificilmente volta a circular.
Ou seja, os danos sofridos são irrecuperáveis, o que impede que o carro passe na inspeção de segurança. No geral, essa classificação é feita quando há danos em dois ou mais componentes estruturais do veículo.
Os tipos de sinistro considerados pela seguradora
Mas além das classificações em pequena, média e grande monta, as seguradoras costumam classificar os tipos de sinistro pelo acontecimento.
Isto é, na prática, a classificação do dano, feito por órgãos públicos, pouco influenciam nos tipos de sinistro avaliados pelas empresas de seguro. Então quais são os tipos mais comuns? Confira a seguir os principais:
- Roubo ou furto: acontece quando o veículo é furtado ou roubado e não é recuperado. Nesses casos, o segurado recebe uma indenização integral, caso haja cobertura para tanto.
- Causas naturais: outro dos tipos de sinistro são as causas naturais. Em resumo, são situações como enchentes, queda de galhos ou raios, incêndio ou explosão.
- Danos a terceiros: em caso de acidente, alguns seguros cobrem, além dos danos sofridos pelo segurado, danos materiais e pessoais a terceiros. Ou seja, aqui a seguradora é quem se responsabiliza por ressarcir os demais envolvidos.
- Colisão: um dos tipos de sinistro mais comuns, acontece quando há danos parciais ou perda total do carro. Assim, o seguro recebe uma indenização parcial, para cobrir os reparos, ou integral, para compra de um novo carro.
Em todo caso, fique sempre atento para o tipo de seguro contratado e saiba para o que você tem cobertura. Tome nota dos dados dos envolvidos e registre o boletim de ocorrência para definir o tipo de sinistro.
Dessa forma, com o boletim em mãos, basta entrar em contato com a sua seguradora para informar o sinistro e receber o pagamento da indenização.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até