Stellantis, o mais novo grupo do ramo automotivo surgiu da fusão entre a Fiat Chrysler com a Peugeot Citroën. O nome, aliás, é usado apenas para se referir ao grupo, já que ambas as marcas irão manter a atual nomenclatura.
Além disso, a fusão, que deve ser concluída até o primeiro trimestre do próximo ano faz do grupo um dos maiores em vendas no mercado brasileiro.
Mas na pratica o que a fusão entre Fiat Chrysler e Peugeot Citroën representa?
A fusão da Fiat Chrysler e Peugeot
No final do ano passado, a FiatChrysler e Peugeot anunciaram uma já esperada fusão. A união das empresas formou o 4º maior grupo automotivo do mundo.
Contudo, o processo de fusão das empresas ainda não foi concluído, o que só deve acontecer no final do primeiro trimestre de 2021.
Mas tanto a expectativa quanto a confirmação da fusão já vem causaram impactos não apenas entre as empresas, como também no mercado.
Stellantis e as vendas no mercado brasileiro
Exemplo disso é que a Stellantis, nome dado ao grupo após a fusão, já se coloca na liderança em vendas em todo o Brasil.
Isto é, o grupo agora é detentor de mais de 20% do mercado de automóveis e comerciais leves – picapes e furgões – em solo brasileiro.
Só para se ter ideia, somando os emplacamentos dos principais veículos das marcas, o grupo passou das 490.000 unidades entre janeiro e novembro de 2019.
Isso faz do grupo Stellantis um dos líderes de venda, o que deve trazer impactos não apenas para o mercado brasileiro, mas de todo o mundo.
Manutenção de nomes das marcas
Contudo, mesmo com a fusão entre as marcas, a tendência é que os nomes atuais de cada uma, como Fiat, Jeep e Peugeot devem se manter.
Isso porque o nome Stellantis deve ser usado apenas para se referir ou grupo que se formou com a união entre as montadoras.
Além disso, o grupo já adiantou que o próximo passo deve ser a divulgação do novo logotipo. Porém, até o momento, nenhuma data foi definida.
Stellantis – Uma gigante no mercado de automóveis
Como já destacamos acima, juntas as empresas devem formar a quarta maior montadora do mundo, o que coloca a Stellantis como referência na produção mundial.
Só para exemplificar, o grupo será dono de marcas já consolidadas no mercado, como Fiat, Jeep, Alfa Romeo, Citroën, Dodge, e Peugeot.
Além disso, a tendência é que haja, cada vez mais, uma modernização na produção dos veículos do grupo. Isso porque agora Peugeot é detentora de plataformas de veículos mais modernas, o que traz, além de um aumento na qualidade, a facilidade no cumprimento de normas e regras rígidas para novas emissões.
Outra notícia que espera-se confirmar nos próximos meses é que não são cogitados fechamentos de fábricas das duas montadoras.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até