Você sabe como funciona e como fazer o refinanciamento de moto? O modelo de empréstimo com garantia funciona da mesma forma que o de carro. Para quem precisa de crédito com melhores condições, essa modalidade pode ser uma boa alternativa.
Mas para aproveitar as vantagens do refinanciamento de moto, é necessário entender como fazer. E para te ajudar, separamos neste artigo as principais dicas para conseguir. Continue a leitura e saiba como fazer!
Refinanciamento de Moto: o que é?
Em primeiro lugar, você precisa entender o que é o refinanciamento de moto. Como dito no início, o refinanciamento funciona como um empréstimo com garantia.
Dessa forma, o veículo de quem solicita o empréstimo é colocado em alienação fiduciária. Ou seja, a moto fica em posse indireta da instituição financeira. Isso, claro, não impede o dono de continuar utilizando a moto.
Assim, com o veículo em garantia, as instituições cobram juros e taxas menores, oferecendo melhores condições para quem precisa de crédito.
Mas vale a pena?
Apesar de oferecer condições melhores ao cliente, o refinanciamento de moto acaba se diferenciando do refinanciamento de carro.
A principal diferença aqui está no valor oferecido para quem vai fazer. Em ambos os casos, o empréstimo oferecido ao cliente pode chegar a 90% do valor do veículo. Dessa forma, é possível conseguir um empréstimo maior com o carro em garantia, já que o valor dele é maior.
Além disso, é preciso que a moto tenha, no máximo, dez anos de fabricação. Com a desvalorização e quilometragem, os valores do empréstimo podem ser menores do que o esperado.
Mas é necessário avaliar cada caso e a necessidade de cada um. Se um empréstimo de R$ 4 mil a R$ 7 mil com melhores condições de taxa e juros é o que você precisa, o refinanciamento de moto pode sim valer a pena.
Refinanciamento de Moto: como fazer?
Contudo, para isso, é preciso saber como solicitar esse tipo de empréstimo com a moto em garantia. Em primeiro lugar, você precisa atender os requisitos das instituições financeiras.
Dentre alguns deles, além da propriedade do veículo, você precisa comprovar renda e apresentar a motocicleta em boas condições.
Documentos
Outro detalhe importante é que para fazer o refinanciamento de moto, o solicitante deve apresentar alguns documentos. Confira a lista do que você vai precisar:
- RG e CPF;
- CNH;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou de casamento (se for casado);
- Comprovante de renda;
- CRV e CRLV do veículo.
Vale ressaltar que você também deve quitar o IPVA, multas ou qualquer outro tipo de restrição, judicial ou administrativa, para solicitar o refinanciamento.
Depois de todo esse processo, basta fazer a solicitação de simulação junto à instituição financeira e esperar pela aprovação do empréstimo. Logo após a avaliação de crédito e do veículo, basta assinar o contrato e formalizar o empréstimo.
E lembre-se que você pode contar com o Prakaranga para te ajudar com o refinanciamento de moto! Acesse nossa aba de serviços e saiba mais!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até