Mais comum do que você imagina, problema na suspensão é algo bem difícil de se diagnosticar. Isto é, o mais fácil é sempre perceber se há algo errado com o carro para, depois, encontrar a origem do problema.
Mas isso pode ser um desafio, especialmente para quem não sabe identificar possíveis defeitos na suspensão e como resolvê-los.
Sendo assim, para te ajudar a evitar que um problema na suspensão se torne algo ainda maior, separamos algumas dicas para você identificar e resolver esse tipo de defeito. Continue a leitura e saiba como!
PROBLEMA NA SUSPENSÃO: QUAIS OS PRINCIPAIS?
Antes de mais nada, para saber como identificar um problema na suspensão, o primeiro passo é saber quais são os principais. Confira a seguir o que pode afetar o funcionamento desse componente no seu carro.
VAZAMENTOS
Problema na suspensão bem comum de acontecer, os vazamentos no componente ou peças que fazem parte do sistema são sinais de que algo está errado. Em suma, isso acontece quando o óleo, que deveria ser comprimido dentro do amortecedor, vaza.
Com isso, há riscos de que o funcionamento da suspensão seja prejudicado, o que também pode gerar problemas maiores.
MOLAS E AMORTECEDORES DANIFICADOS
Outro problema na suspensão comum de ocorrer são molas e amortecedores danificados. Isto é, seja pelo desgaste com o tempo ou por danos em razão de batidas ou pistas irregulares, ambas as peças podem apresentar algum tipo de rachadura ou defeito.
Os amortecedores funcionam ligados às molas. Assim, em caso de problema, é comum identificar falta de estabilidade e ruídos.
PIVÔ DE SUSPENSÃO DEFEITUOSO
Por fim, outro problema na suspensão que pode acontecer no seu carro é com o funcionamento do pivô de suspensão. O componente conecta diferentes partes do carro, como o chassi, a carroceria e o cubo de roda, por exemplo.
Em geral, ele serve para auxiliar a coluna de suspensão, suportando uma parte do peso do carro e recebendo força durante aceleração, curvas e frenagem.
COMO IDENTIFICAR UM POSSÍVEL PROBLEMA NA SUSPENSÃO?
Mas não basta só saber qual tipo de problema na suspensão pode acontecer no seu carro. O ideal é saber também como identificar defeitos no componente logo quando eles aparecerem.
E como fazer isso? Para saber se a suspensão está com algum problema de funcionamento, você pode ficar atento a alguns sinais. Confira a seguir alguns deles!
AMORTECEDOR SOLTANDO ÓLEO
Um dos sinais mais comuns de problema na suspensão é o vazamento de óleo, principalmente dos amortecedores. Ao primeiro sinal de vazamento na peça, corra para o mecânico e faça uma avaliação.
Nestes casos, é até fácil identificar o problema, já que a presença do óleo, que deveria estar comprimido dentro do amortecedor, na peça pode indicar que algo não está funcionando corretamente.
VEÍCULO NÃO RESPONDE BEM
Outro sinal bem comum de defeito na suspensão é a falta de estabilidade do carro. Assim, durante curvas, por exemplo, o veículo pode não responder bem.
Em situações como essa, é possível notar que falta estabilidade em curvas, sendo mais difícil manter o carro no traçado correto da pista.
DESGASTE IRREGULAR EM BANDAS DE RODAGEM
Por fim, mais um sinal de problema na suspensão ou em algum componente dela é o desgaste irregular das bandas de rodagem. Isto é, quando é um desgaste irregular dos pneus, é bem provável que haja algum defeito na suspensão ou em uma peça do sistema.
Caso a suspensão esteja danificada, os pneus são um dos primeiros itens a sofrerem com isso. Independentemente da qualidade do pneu, esse desgaste irregular é bem comum.
Sendo assim, caso o carro esteja com alinhamento e balanceamento em dias e, mesmo assim, os pneus apresentam um desgaste que não deveria, é bem provável que o defeito esteja na suspensão.
RESOLVENDO O PROBLEMA NA SUSPENSÃO
E depois de identificar um defeito, qual o passo seguinte? O que fazer ao perceber que a suspensão não está funcionando corretamente?
No geral, a melhor opção é buscar pelo auxílio de uma oficina de confiança ou indicada pelo fabricante ou vendedor. Assim você garante que o problema real será identificado e resolvido da melhor forma possível. Além disso, em alguns casos é necessário realizar a troca de alguns componentes.
Os amortecedores, por exemplo, possuem uma vida útil de, em média, 40.000 quilômetros. Dessa forma, fique atento para o desgaste dos componentes e planeje as trocadas para evitar problemas maiores em razão de defeitos ou quebras.
Por fim, não se esqueça de sempre realizar a manutenção preventiva do kit de suspensão. Esse tipo de cuidado é fundamental para garantir que seu carro esteja rodando com tudo dentro dos conformes.
Todo o kit de suspensão deve ser avaliado em um determinado período. Fazer isso não só te ajuda a identificar um defeito como também prevenir o surgimento de outros. A manutenção correta é uma das principais responsáveis por trazer segurança e economia para o motorista.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até