Problema na junta homocinética: quais são e como resolver?

20/02/2023

Problema na junta homocinética quais são e como resolver
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Mais recorrente do que muitos acreditam, problema na junta homocinética é algo que exige muito cuidado. E para isso, saber o que causa esse tipo de problema, quais os principais e como resolver é bem importante.

Já falamos aqui sobre as juntas homocinéticas, mas agora, para te deixar ainda mais informado, separamos aqui todas as causas de defeito e o que fazer. Isso, aliás, é essencial para que você evite problemas ainda maiores.

Apesar de um funcionamento bem simples, esse componente é bem importante, o que justifica todo esse cuidado. Quer saber mais sobre o que causa e como resolver um possível problema na junta homocinética? Então vem conosco que vão te explicar!

O que é a homocinética?

Antes de mais nada, vale a pena recapitularmos o que é e quais são os tipos de junta homocinética. Em resumo, a peça é responsável por ligar o semi-eixo da transmissão ao cubo da roda.

Ou seja, ela é responsável por fazer a tração, o que auxilia na transmissão de força para a roda, mesmo em condições diferenciadas. Dentre os tipos de junta homocinética, temos:

  • Junta fixa e junta deslizante: São as juntas usadas nas extremidades do eixo, e basicamente, têm a mesma função. O que muda entre elas é o tipo de movimento em relação ao eixo. A junta fixa trabalho entre o eixo homocinético e o eixo da roda. Já a deslizante trabalha entre esse eixo e o câmbio.
  • Junta deslizante do tipo VL: são modelos diferenciados de juntas, encontrados especialmente carros com tração traseira, por exemplo.
  • Junta deslizante tripóide: a diferença dela para as outras nas esferas que compõem a peça. Isto é, as esferas são encontradas nos encaixes da tripeça, e vão apoiadas em rolete, o que ajuda na diminuição do atrito.

Problema na junta homocinética: como identifica

Agora que você relembrou o que é e quais os principais tipos, podemos falar sobre como saber se há um problema na junta homocinética. Em primeiro lugar, é importante destacar que a peça é feita para durar muito tempo.

Ou seja, um defeito na peça pode só aparecer após 100.000 quilômetros rodados ou por problemas decorrentes do mau uso do carro. O mais comum de acontecer são rachaduras ou danificações na peça;

E quando isso acontece, você pode verificar a presença de um defeito pelos sinais que a junta apresenta. Dentre eles, podemos destacar:

  • Vibração ou trepidação na aceleração: podem ser causados pelo travamento da homocinética deslizante ou desgaste da homocinética fixa;
  • Trepidação em velocidade constante: defeito na junta homocinética podem aparecer com vibrações em velocidades constantes. Mas vale averiguar, pois também é um sinal causado por problemas nos pneus e rodas.
  • Ruídos em mudanças de velocidade: em geral aparecem quando a homocinética fixa está solta, danificada ou apresenta desgaste em excesso;
  • Ruídos em curvas: também surgem quando a junta fixa está desgastada ou danificada. Também é um sinal de problemas com os rolamentos das rodas;
  • Roncos suaves: indicam que a lubrificação nas juntas não foi feita, ou foi feita de forma incorreta.

Os principais problemas na junta homocinética

Tá, já sei como identificar problema na junta homocinética, mas quais são os defeitos que a peça pode apresentar?

Depois de saber como identificar possíveis defeitos, o próximo passo é saber as causas deles. Vamos lá?

Problema nas coifas

Um dos principais problemas na junta homocinética é a ruptura das coifas. Quando isso acontece, as juntas trabalham sem uma lubrificação adequada, gerando problemas mais graves, como rachaduras ou quebras.

Além disso, sem o trabalho correto das coifas, as juntas ainda sofrem degradação por outros componentes, incluindo a água e a areia, por exemplo.

Quebras ou trincas

Outra falha comum nas juntas é a quebra ou trinca do componente. O problema, em geral, decorre da quebra do coxim ou quando a suspensão trabalha fora do ângulo correto.

Assim, há mais peso trabalhando nas esferas da junta, o que pode ocasionar a quebra. Da mesma forma, passar por pistas irregulares – lombadas, buracos ou defeitos no asfalto – também podem ocasionar esse problema na junta homocinética.

Abraçadeiras defeituosa

As falhas nas abraçadeiras também são problemas comuns. Isto é, caso estejam frouxas, as abraçadeiras não impedem o vazamento de lubrificante, fazendo com que haja sujeira nas juntas.

Dessa forma, a chance de que a peça apresente um defeito é bem maior, gerando problemas no funcionamento.

Aperto em excesso

Por fim, também podemos destacar como causa de problema na junta homocinética o aperto excessivo das peças. Caso o aperto da porca seja feito acima dos valores indicados, é bem provável que a peça apresente defeito.

Isto é, o excesso de torque é um dos responsáveis por quebrar a rosca, ou mesmo danificar a peça por completo.

Problema na junta homocinética: como resolver?

Embora, como destacamos, as juntas demorem a apresentar algum problema, saber como resolver é bem importante.

Em resumo, a melhor forma de lidar com essa situação é realizando manutenções preventivas, que vão te ajudar a identificar defeitos o quanto antes. Além disso, fique atento aos sinais de defeito para agir rápido.

Vale ressaltar que, muitas vezes, o problema está relacionado com o esforço excessivo do veículo. cuidar para evitar trancos e arrancadas é bem importante. Da mesma forma, vale sempre ficar atento para os locais onde você trafega.

Por fim, ao mínimo sinal de defeito, busque ajuda de um serviço profissional e realize o balanceamento do carro em caso de troca das juntas.

E se o defeito persistir?

Mas se o problema persistir, com quebras ou estalos, mesmo após a troca, procure averiguar a qualidade da peça. É bem provável que ela apresente uma má qualidade ou defeito de fábrica.

Outra possibilidade é de que a coifa da homocinética tenha sido trocada sem uma inspeção correta. Nessa situação, a garantia do mecânico deve ser cobrada para refazer o trabalho.

Contudo, caso nenhum desses seja o problema, é possível que a causa do defeito seja a falta de inspeção da homocinética externa ou problemas na suspensão, alinhamento e balanceamento.

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