Primeiro semirreboque com sistema de tração elétrica é apresentado pela Randon na Fenatran!
Assim como outras empresas, a Randon esta participando da 22° Fenatran, que acontece de 14 a 18 de outubro em São Paulo.
Além disso, a empresa trouxe para este evento uma novidade espetacular para o setor de transportes rodoviários. Foi apresentado o primeiro semirreboque com sistema tração elétrica, batizado de de Hybrid R. O sistema foi desenvolvido em parceria com a Suspensys e com o Centro Tecnológico Randon.
Com isso, a novidade vem sendo apresentada em um semirreboque graneleiro que é o líder de vendas da marca.
Contudo, este sistema poderá ser instalado em qualquer implemento da marca. A nova tecnologia ainda não está disponível para comercialização, mas essa inovação promete transformar o setor.
Semirreboque com sistema de tração elétrica
A tecnologia e-Sys ainda está em fase de testes de durabilidade, após passar por avaliação de funcionamento de todo o sistema.
Com isso, a expectativa da Randon é de que os testes finais se concretizem até o este que vem e que o produto esteja disponível para produção e vendas no mercado brasileiro no fim de 2020 ou nos primeiros meses de 2021.
Semirreboque com sistema de tração elétrica – Como funciona
O semirreboque com sistema de tração elétrica é um conceito ainda, e utiliza a energia recuperada em descidas e frenagens, e depois é usada em trechos de aclives.
Ou seja, o sistema reduz o esforço do cavalo-mecânico, o que pode gerar uma economia de até 25% no consumo de combustível, dependendo da operação.

O que dizem os responsáveis
“Estamos apresentando uma solução totalmente disruptiva, que inverte a lógica vigente, porque a carreta passa a ajudar o caminhão com ganhos operacionais efetivos ao cliente e à natureza”.
Daniel Randon, CEO das Empresas Randon
Além disso, vale destacar que tecnologia de armazenamento e regeneração de energia elétrica é inspirada no sistema Kers, presente nos carros de Fórmula 1.
Contudo, o processo de criação não foi tão simples. Foram dois anos para desenvolvimento do sistema, em um trabalho conjunto das área de engenharia, laboratórios e campo de provas da Randon. A previsão da Randon é colocar o sistema a venda no mercado nacional e internacional.
Em resumo, o sistema e-Sys opera a partir de um conjunto eletromecânico formado por uma Unidade de Controle Eletrônico (ECU), bateria, inversor e motor elétrico da WEG (acoplado a um eixo desenvolvido exclusivamente para este fim).
Dessa forma, o algoritmo do sistema controla toda a sua atuação, ligando e desligando automaticamente e decidindo de forma autônoma quando é a hora necessária de utilizar a tração elétrica auxiliar, além de definir os momentos de carregar a bateria.
Com isso, o segundo o sistema pode adicionar algo em torno de 200 cv a mais de capacidade e força de tração ao cavalo mecânico.
Quando o caminhoneiro usar os freios ou o veículo estiver em descidas e locais planos, o motor elétrico se transforma em um gerador, recuperando a energia elétrica e armazenando ela em baterias para uso na próxima subida. O sistema não usa energia do cavalo-mecânico, apenas a recuperada da própria rodagem.
É tecnologia e inovação a seu favor. Parabéns ao grupo Randon, nós já estamos ansiosos por ver essa tecnologia nas estradas!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até