A placa preta, destinada à veículos de coleção, está de volta. Agora com o padrão Mercosul, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) autorizou o retorno desse tipo de placa.
Publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta feira 22/12/2021 através da resolução Nº 887 de 13 de dezembro de 2021, a decisão começa a valer apenas em 1º de junho de 2022. Mas o que esse retorno significa de fato? Quais as implicações que a decisão traz para os motoristas? Continue a leitura e saiba mais!
A placa preta está de volta!
Antes utilizada em veículos de coleção, os carros que possuíam a placa preta perderam a licença da cor com a vigência do padrão Mercosul. Assim, os donos desse tipo de carro passaram a utilizar uma chapa com caracteres cinzas sobre um fundo branco.
Contudo, a alteração não agradou os donos de carros de coleção, o que dificultou ainda mais a identificação de clássicos. Mas os pedidos dos motoristas para o retorno da placa preta foram ouvidos.
Isso porque o Contran decidiu que carros antigos poderão voltar a utilizar a reconhecida placa preta a partir do meio do próximo ano.
O que muda na prática?
Em resumo, na prática os veículos de coleção agora podem ser identificados com uma placa específica. A alteração só pode ser feita a partir de 1º de junho de 2022.
Além disso, é necessário esclarecer que a placa para carros de coleção vai seguir o formato padrão do Mercosul.
Ou seja, terá quatro letras, três números (AAA-0A00) e a característica tarja azul no campo superior. As demais especificações seguem o antigo padrão das placas pretas, com o fundo dessa cor e a cor branca para os caracteres.
A mudança é bastante comemorada por colecionadores de carros antigos no país. A placa é uma conquista desde 1998 e será continuada com o padrão Mercosul. Outro ponto a se destacar é que a mudança está apenas no visual. Dessa forma, o processo de pedido da placa preta é o mesmo.
Quais veículos podem adotar a placa?
Mas quais veículos podem adotar a placa preta para identificação? A regra continua a mesma: carros com no mínimo 30 anos de fabricação, com alto grau de originalidade.
Isto é, o objetivo da placa é preservar carros antigos e de coleção, impedindo maiores intervenções que comprometam a originalidade.
Outro ponto importante é a apresentação de um Certificado de Originalidade, reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.
Além disso, o pedido também pode ser feito para outros veículos além dos carros. Ou seja, na prática, motocicletas, caminhões e até ônibus podem obter a placa preta.
Por fim, para os proprietários de veículos que atendem esse requisito, é necessário procurar por um clube de antigomobilismo e agendar uma vistoria. O clube, por sua vez, deve ser credenciado pelo Denatran. Com a aprovação e emissão do Certificado de Originalidade, o próximo passo é procurar pelo órgão de trânsito mais perto de você e realizar o novo emplacamento.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até