Peça Remanufaturada ou Recondicionada? Saiba a Diferença

22/02/2023

Peça Remanufaturada ou Recondicionada Saiba a Diferença
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

Você sabe o que é uma peça remanufaturada ou recondicionada?

O mercado de peças seminovas vem crescendo no Brasil, dentro deste crescimento, dois segmentos se destacam: o de remanufaturamento e o de recondicionamento de peças.

Diferente do que muitos pensam, os dois segmentos são bem diferentes, e devem ser levados em consideração pelo consumidor na hora de optar pela compra de uma peça seminova.

E se você, assim como muitos, não sabe a diferença entre uma peça remanufaturada ou recondicionada, não se preocupe, estamos aqui para lhe auxiliar.

Peças Remanufaturadas

O trabalho de remanufaturamento de uma peça seminova é, em geral, feito por empresas especializadas ou pelo próprio fabricante da peça.

Aqui, toda a peça é desmontada e limpa, sendo realizada a substituição completa de elementos defeituosos que comprometam a reutilização do componente.

Dessa forma, sendo realizada a substituição das partes danificadas, quebradas ou que apresentem algum tipo de desgaste, fazendo com que a peça esteja, novamente, em perfeitas condições de uso.

Ou seja, todo o trabalho de “reforma” do componente acaba sendo mais profissional, garantindo uma vida útil mais prolongada.

Além disso, também são realizados testes de qualidade com peça remanufaturada, permitindo que o produto retorne para o mercado com uma certificação de procedência e garantia de fábrica.

Peças Recondicionadas

Por sua vez, as peças recondicionadas, também chamadas de reformadas, são aquelas que já passaram por alguns reparos ou ajustes.

Isto é, fora realizado um trabalho para que elas voltassem a funcionar por um determinado período de tempo. Na maior parte dos casos, essas peças são soldadas ou tem substituído algum componente.

Diferente da remanufatura, com o recondicionamento da peça, a reforma acontece apenas na parte defeituosa, não sendo reformado totalmente o componente.

Da mesma maneira, não há, em geral, a realização de testes com a peça recondicionada, o que não garante sua procedência para o consumidor.

Desse modo, apesar de serem reformadas para que possam continuar sendo utilizadas, a vida útil da peça recondicionada costuma ser um pouco mais curta.

Justamente por isso é que o preço desse tipo de componente veicular acaba sendo mais barato em comparação aos demais tipos.

Qualidade X Preço

Mas no que afeta uma peça remanufaturada ou recondicionada?

Em muitos casos, alguns donos de veículo acabam sendo atraídos pelo preço reduzido, o que leva muitos a darem preferência às peças recondicionadas.

Porém, neste caso, é comum que o barato acabe saindo caro.

Isso porque a qualidade das peças recondicionadas acaba sendo muito inferior em comparação às remanufaturadas, o que pode vir a causar maiores defeitos no automóvel, fazendo com que outros componentes necessitem de reparo.

Ou seja, por mais que haja uma certa economia no começo, você pode acabar tendo que visitar um mecânico mais algumas vezes.

Sendo assim compensa muito mais investir em uma peça remanufaturada, com um preço um pouco mais elevado, já que assim você estará adquirindo um produto de maior qualidade, confiança, garantia e durabilidade.

Cuidado Redobrado com Peças Essenciais

Em geral, as peças de reposição podem servir para resolver algum problema do seu veículo. Contudo, quando se trata de partes importantes do automóvel, é preciso ter cuidado.

Peças do sistema de direção, transmissão, freios, motor, suspensão e amortecedores necessitam de uma qualidade superior, com a garantia de que os devidos testes foram realizados.

Em relação à tais peças, a economia não pode ser o fato determinante na hora de comprar. Opte por quem lhe ofereça confiança e credibilidade.

Mais uma vez, nestes casos, o barato pode acabar saindo caro.

Ao adquirir uma peça seminova para o seu veículo, procure sempre saber sua procedência. Se preferir, peça para um mecânico de confiança lhe auxiliar e indicar a melhor escolha para seu veículo, assim você terá uma garantia de que está optando pela melhor peça para o seu veículo.

Agora que você sabe se vai optar por uma peça remanufaturada ou recondicionada, fica a dica para conferir outras recomendações aqui no blog! Clique e confira

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-03-23T14:20:50-03:00
Ir ao Topo