Motor fundido: saiba o que fazer

27/02/2023

Motor fundido saiba o que fazer
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

Você sabe como lidar com motor fundido? É comum que o problema afete muitos motoristas que não saibam como lidar nessa situação.

 

Em grande parte dos casos, isso é resultado da falta de cuidados como a prática da revisão e manutenção preventiva no veículo. Isto é, um motor com problemas costuma emitir alguns sinais. E você precisa saber identifica-los.

 

Sendo assim, para te ajudar, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o que fazer com o motor fundido, e como evitar que isso aconteça. Confira!

 

O que é um motor fundido?

 

Antes de mais nada, precisamos esclarecer o que é um motor fundido. Apesar de já ter ouvido a expressão, nem todos sabem o que ela realmente significa.

 

Em suma, ela indica que o motor está travado e não funcionando. Nesse caso, ao tentar dar a partida, tudo que o motorista ouve é um ruído de peças metálicas, mas sem o acionamento do automóvel.

 

E o que leva um motor a fundir? A fundição costuma ocorrer quando algumas peças internas do motor quebram, derretem ou sofrem alguma avaria.

 

O que fazer com o motor fundido?

 

Mas o que fazer nesse tipo de situação? Qual a melhor atitude a se tomar quando um motor sofre algum tipo de dano interno?

 

Em primeiro lugar, você não pode tentar dar a partida repetidas vezes. Caso gire a chave e ouça barulhos de peça metálica, para imediatamente e tente identificar qual a causa.

 

Se o problema persistir, o ideal é levar o veículo até um mecânico, já que ele vai realizar um diagnóstico mais preciso.

 

Além disso, ao identificar o problema, procure realizar a troca de todas as peças afetadas. Evite baratear o conserto com a reticação ou troca de algumas peças. Isso só vai maquiar o problema, e possivelmente danificar outros componentes.

 

Sendo assim, em algumas situações o ideal é realizar a troca do motor por completo. Assim, o veículo passa menos tempo na oficina e o resultado será bem melhor.

 

Como evitar o problema

 

Contudo, você também pode adotar alguns cuidados para evitar um problema com motor fundido. Isto é, algumas práticas que o motorista adota são fundamentais para que haja menos chances de o problema surgir. Mas quais são elas?

 

Troca de óleo e filtros do veículo

 

Verificação óleo motor. Foto Imagem de Skica911 por Pixabay

 

Em primeiro lugar, faça sempre a troca regular do óleo do motor e dos filtros do veículo. Dessa forma você evita que a sujeira possa afetar o funcionamento do motor.

 

Além disso, ao trocar o óleo no período certo, você garante o melhor desempenho, evitando que haja um excesso de atrito entre as peças. Vale lembrar que um óleo vencido também ocasiona problemas, então mantenha-se de olho no período de troca.

Cuidados com o líquido de arrefecimento

Outro fator que exige cuidados é o líquido de arrefecimento. Apesar de muitos não saberem, a falta de um resfriamento adequado é uma das principais causas de motor fundido.

Sendo assim, é importante realizar a troca ou completar o líquido sempre que possível. Analise também a coloração, já que um líquido com aspecto “barrento” pode indicar que está na hora da troca.

Faça a manutenção preventiva

Por fim, outro fator bem importante para evitar a fundição do motor é manter o hábito de realizar manutenções preventivas. Faça sempre um check-up do veículo, especialmente do motor.

Revisões e manutenção de prevenção te ajudar a identificar um possível problema antes que ele seja uma dor de cabeça bem maior.

Conclusão

Procure fazer sempre as manutenções preventivas para que as chances de ter problemas com seu veículo sejam reduzidas ao máximo, porém pode acontecer do seu veículo quebrar ou no caso fundir o motor então lembre-se:

Faça uma avaliação do estrago com um mecânico de confiança;

De acordo com o estrago pode ser recomendado o recondicionamento do motor ou bloco ou ainda a substituição, leve em conta que em caso de troca haverá a necessidade de nova vistoria no Detran.

Em alguns casos os custos com a troca e regularização é menor, porém alguns proprietários preferem realizar o recondicionamento, quer dizer não efetuar a troca e sim consertar o motor e assim evitar o registro da remarcação do motor almejando não haver desvalorização no momento da venda deste veículo.

Você pode conferir essas e outras dicas no blog Prakaranga. E não se esqueça de baixar o nosso app. Lá você encontra as melhores peças e vendedores do mercado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-06-01T21:03:43-03:00
Ir ao Topo