Meu carro não pega!

23/02/2023

Meu carro não pega!
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

Sempre bate o desespero quando o carro não pega e você não sabe qual o problema. Para evitar isso, o ideal é que você conheça quais são os principais problemas.

Muitas pessoas adquirem um carro para facilitar o deslocamento para o trabalho, ou para viajar durante o período de férias.

Entretanto, não há nada mais frustrante do que colocar a chave na ignição, dar a partida e o carro não funcionar. O problema relatado pode ser de origem mecânica ou elétrica.

Sendo assim para que você possa saber o que fazer quando seu carro não pega, selecionamos alguns defeitos que lhe impedem de dar a partida no seu veículo.

Carro não pega – O que pode ser?

Apesar de alguns problemas serem mais frequentes do que outros, existem diversas razões para um veículo parar de funcionar.

Contudo, o ideal mesmo é conhecer todas as possíveis explicações para o carro que não pega e parou de funcionar! Abaixo listamos para você os principais motivos e o que fazer. Confira:

Painel ou combustível

Em primeiro lugar, o nível de combustível pode ser um dos responsáveis pelo carro não ligar.

Por isso, o motorista deve sempre verificar se o veículo possui está com quantidade necessária de combustível para funcionar sem problemas.

Dessa forma a falta de gasolina, ou álcool, além de danificar a parte mecânica do veículo, é uma infração de trânsito que gera sanções ao motorista.

Além disso, também é importante observar o painel do carro, pois, ele pode oferecer alguma informação sobre o motivo do veículo não ligar. Alguns dos fatores que podem ser identificados por meio do painel são superaquecimento e a não identificação da chave codificada.

Bateria

Se quando você dá partida no carro e o painel não acende, pode ser um problema na bateria do veículo.

Contudo, para saber se esse é o motivo para o carro não ligar, é preciso usar um multímetro para medir a voltagem da bateria.

Caso a bateria esteja com 12 Volts, significa que ela está carregada e o problema pode ser na parte elétrica do carro. Se a bateria estiver descarregada, você deve carregá-la.

Por outro lado, caso a recarga não seja feita, é um sinal que a bateria está no final da vida útil e precisa ser trocada.

Veja também, se os polos da bateria possuem oxidação em contato com os cabos, essa camada de cor verde que se forma na superfície, é resultante da corrosão dos objetos de cobre ou latão, quando estes expostos ao ar úmido; (O verdete do cobre chama-se Azinhavre, Azebre ou mais popularmente como Zinabre).

Problemas elétricos

Se você mediu a voltagem da bateria e a mesma está carregada, pode ser que o carro esteja com algum problema elétrico no miolo da ignição. Isso acontece quando o positivo não é enviado para o motor de arranque. Quando o miolo da ignição está com esse defeito, é preciso substituí-lo.

Caso você tenha girado a chave até o final e o positivo não entrou no fio, o problema pode estar no motor de arranque. Desse modo, você deve verificar a alimentação da referida peça.

Outra solução ao seu alcance é verificar se o cabo do negativo da bateria está devidamente apertado, pois ele é a “central” de carga negativa de todo o aterramento do seu carro.

Motor de arranque

Se, quando você dá a partida, o positivo entra, mas o motor de arranque não gira, é preciso verificar a alimentação do mesmo. Observe se o positivo está saindo da bateria para o motor de arranque. Caso a ligação esteja correta, verifique se o aterramento do motor de arranque está ligado na lataria.

Se o aterramento e o positivo estão ligados e funcionando corretamente e, mesmo assim, o motor de arranque não é acionado, ou é preciso esperar o carro esfriar para que ele possa dar partida, é possível que a escova, ou outra peça, esteja com problema.

Bendix ou volante do motor

Quando você dá partida no carro e o motor de arranque gira em falso e, consequentemente, o carro não liga, o problema pode ser no bendix ou no volante do motor.

Caso o problema seja no bendix, o motor de arranque deve ser retirado e a peça em questão substituída. Se o defeito for no volante do motor, será necessário retirar a caixa de câmbio, embreagem para retirar o volante e trocar os dentes do mesmo, ou substituir a peça inteira.

O volante do motor apresenta defeito somente quando o bendix está com problema há bastante tempo. Por isso, é preciso substituir o bendix defeituoso antes que o volante do motor seja afetado.

Interruptor de ignição e Alarmes

O interruptor de ignição faz parte do sistema de partida do carro. Quando essa peça apresenta problemas, o carro não liga. Para saber se o interruptor está com defeito, gire a chave na ignição. Se não fizer um ruído quando você gira a chave, é um indício que o interruptor esteja queimado.

Os alarmes podem ser causadores de problemas no sistema de partida do seu carro. Isso ocorre quando o alarme do veículo é instalado de forma errônea, prejudicando a memória da injeção e, consequentemente, interrompendo a alimentação do carro. Esse problema também acontece quando a manutenção do alarme é mal feita.

Falta de ignição ou compressão

Para saber se não funcionamento do sistema de partida do carro é provocada pela falta de ignição, você deve retirar as bobinas individuais ou cabos de velas do motor de arranque. Peça para alguém dar partida no carro e, caso não surja uma centelha, é possível que haja um defeito na bobina, na alimentação da bobina, no fusível, no sensor de rotação, ou de fase.

Quando você fizer o teste da bobina, não coloque a mão no aterramento, ou na parte metálica do fio. Se você o fizer, levará um choque.

Caso saia fumaça do carro quando você dá a partida, ele pode estar com falta de compressão. Para comprovar tal defeito, é preciso ter um relógio de compressão. Se você conseguir esse equipamento, deve retirar uma das velas do motor de arranque e colocar o relógio para medir a compressão. Se estiver muito baixa, o carro não ligará.

Como evitar defeitos no seu carro?

Após conhecer alguns problemas que podem afetar o sistema de partida do carro, você poderá fornecer mais informações ao mecânico sobre os problemas que o veículo possui.

Mas para evitar que tudo os defeitos descritos no texto, é importante que você não deixe de levar o seu carro para a revisão e fique atento aos prazos de trocas de óleos e filtros.

E se precisar fazer a troca de alguma peça, você tem o aplicativo do PraKaranga a sua disposição! Com ele você encontra tudo que precisa para o seu carro, moto ou caminhão em um só lugar! Clique aqui e confira.

Precisando encontrar peças para seu carro, moto ou caminhão? Baixe o PraKaranga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-03-19T20:43:54-03:00
Ir ao Topo