Será que o Kit GNV vale a pena? Com os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, o Gás Natural Veicular surge como uma alternativa.
Mas quais são os pontos positivos e negativos desse combustível? E será que investir em um Kit GNV realmente vale a pena?
Neste artigo vamos mostrar um pouco mais sobre o GNV e se investir nesse combustível é uma boa alternativa. Continue a leitura e saiba mais!
Kit GNV vale a pena? Uma alternativa aos preços altos
Com os constantes aumentos no preço dos combustíveis, especialmente da gasolina, os motoristas vêm buscando por novas alternativas.
E o Kit GNV vem se destacando como uma das opções. Só para se ter ideia, em todo o Brasil houve um aumento de 15% nas instalações do chamado “Kit Gás”.
Um dos principais motivos para esse aumento é na relação custo-benefício do GNV, com um quilômetro rodado mais barato em relação à gasolina. Além disso, o valor médio do GNV nas bombas fica em torno de R$ 3,60.
Ou seja, o combustível está bem mais em conta do que a gasolina. Mas instalar o Kit GNV ainda possui um alto custo, o que deve entrar na balança na hora de saber se vale a pena.
Os prós e contras do Gás Natural Veicular
Sendo assim, para te ajudar a avaliar se vale ou não a pena instalar o Kit GNV, separamos aqui alguns prós e contras dessa mudança. Confira:
Menos chance de adulteração e economia
Um dos pontos positivos do Gás Natural Veicular em relação aos demais combustíveis é que ele não pode ser adulterado. Assim, existe uma segurança muito maior na hora de abastecer.
Outro detalhe interessante é que o GNV emite muito menos poluentes do que a gasolina e o etanol. O kit, mesmo depois de instalado, também pode ser transferido para outro carro.
O combustível também é mais econômico, e vale a pena para quem roda muito com o carro. Isto é, a economia com o combustível, a longo prazo, compensa o alto investimento no início.
Perda de garantia e potência
Contudo, a instalação do Kit GNV pode trazer a perda da garantia de alguns componentes do seu carro. A modificação de peças e o cilindro faz com que o carro fique mais pesado.
Isso, aliado com a diferença para a gasolina, gera uma certa perda de potência. Além disso, a instalação também vai consumir um espaço do seu porta-malas.
Alguns componentes, como vela de ignição, cabos de vela e filtro de ar apresentam um desgaste maior com o Kit GNV.
Como instalar o Kit GNV?
Sendo assim, o ideal é sempre avaliar qual a melhor alternativa para você. Pese os prós e contras e entenda se o GNV vale a pena no seu caso.
Para instalar o kit, o ideal é sempre buscar por profissionais e oficinas recomendadas. Preze sempre pela segurança e não pelo menor preço. O valor da instalação também varia de acordo com o kit – terceira geração, que causa redução de potência de até 15%, e o de quinta geração, que reduz em 5%.
Não se esqueça também que o carro deve sempre passar por uma vistoria completa e específica. O procedimento também é feito após a instalação e de cinco em cinco anos, para avaliar os cilindros de GNV.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até