IPVA 2022: entenda porque ficou mais caro e o que fazer!

20/02/2023

IPVA 2022 entenda porque ficou mais caro e o que fazer!
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

O IPVA 2022 ficou mais caro, e você sabe porquê? O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é obrigatório para o licenciamento de veículos. Ou seja, sem ele, você não tem permissão para circular pelas vias do país.

E como é de praxe, o imposto passou por novos reajustes. Apesar de ainda trazer descontos para quem realiza a quitação à vista, os valores ainda preocupam muitos motoristas.

Mas você sabe por que o IPVA 2022 ficou mais caro? Só no Estado de São Paulo, o preço aumentou em 20%. Entenda aqui os motivos desse aumento!

IPVA 2022, por que ficou mais caro?

Obrigação de quem tem um carro ou qualquer outro veículo, o IPVA é cobrado todo ano. O imposto tem como direcionamento melhorias na educação e em outras áreas como saúde, segurança e infraestrutura.

Além disso, a cobrança do imposto é feita por cada Estado. Contudo, o IPVA de 2022 não contou com o aumento dessa porcentagem. Mas por que a cobrança deste ano veio mais alta?

Valor atrelado ao carro

O valor do IPVA, além da porcentagem direcionada às melhorias sociais, também é baseado no valor do carro. Em geral, a cobrança é feita com base no valor fixado em setembro do ano anterior.

A medida vale tanto para veículos novos quanto usados, e é justamente esse valor a razão dos aumentos do IPVA 2022. Isto é, o preço dos carros no Brasil dispararam no ano passado.

Assim, as consequências desse aumento refletem também na cobrança dos impostos. Como você já deve saber, o IPVA é baseado no valor do carro, consequentemente, o aumento de um afeta o outro.

E ao que se deve o aumento no preço dos carros? Em resumo, a alta no dólar e a escassez de matéria-prima, muito em decorrência dos efeitos da pandemia, causaram o aumento nos valores.

IPVA 2022: como pagar menos?

Mas será que é possível pagar menos no IPVA 2022? Como economizar para fazer com que o imposto pese menos no seu bolso?

Uma das formas de economizar no pagamento é realizando o pagamento à vista. A prática já é bem comum em quase todos os estados, oferecendo um valor menor para os proprietários que pagam o IPVA em uma única parcela.

No Estado de São Paulo, o desconto para o pagamento à vista subiu de 3% para 9% em relação ao último ano.

Se programe para não ter problemas

Vale lembrar também que o licenciamento do carro está atrelado ao pagamento do IPVA 2022. O calendário de ambos segue sendo o mesmo.

Ou seja, para que o seu carro esteja apto a rodar pelas vias do Brasil, pagar o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é indispensável. Sendo assim, se programe para não atrasar ou esquecer de fazer o pagamento para não ter problemas no futuro.

Alguns estados, aliás, já disponibilizaram também o pagamento do imposto por meio do PIX. O processo é bem rápido, e leva menos de 20 minutos para ser concluído. Assim você tem ainda mais opções para pagar.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-02-20T21:27:34-03:00
Ir ao Topo