Carro usado tem garantia? Saiba mais!

27/02/2023

App

A garantia de carro usado é um dos direitos que o comprador de um seminovo tem, mas que nem todos sabem. Apesar de muitas revendedoras só oferecerem a garantia de alguns componentes, como motor e caixa de câmbio, a lei tem uma indicação diferente.

Ou seja, na prática, a garantia de carro usado possui uma cobertura maior. Neste artigo vamos explicar para você como funciona essa garantia. Confira!

Garantia de carro usado: mais do que motor e câmbio

Algo que poucas pessoas sabem, mas que é amplamente praticado no mercado é a garantia de carro usado limitada apenas ao motor e caixa de câmbio.

Apesar de concessionárias e lojas de usados limitarem a garantia do veículo para esses componentes, a previsão na lei indica uma abrangência maior.

Isto é, ao adquirir um seminovo em uma concessionária ou loja de usados, o consumidor tem direito à garantia contra qualquer problema com o veículo.

O prazo de garantia

Ou seja, diferente do que é praticado, a garantia de carro usado se estende para qualquer problema com o veículo após a compra.

Mas qual o prazo dessa garantia? Quanto tempo o consumidor fica protegido contra eventuais problemas que possam aparecer? Pelo que indica a lei, a garantia abrange qualquer peça no prazo de 30 dias.

Assim, caso algum componente apresente defeito neste período, a concessionária ou loja independente tem até 30 dias para solucionar. O prazo começa após a reclamação do cliente.

Garantia de carro usado: direitos do consumidor

Contudo, é comum que muitas concessionárias acabem ignorando o pedido do cliente após a compra, alegando a concordância com a garantia de 90 dias para motor e caixa de câmbio.

Nesse caso, o Código de Defesa do Consumidor oferece algumas alternativas para o cliente que se sentir lesado. O artigo 18 código traz três opções. São elas:

  • Solicitar a troca do veículo por outro modelo igual;
  • Pedir o reembolso com correção monetária;
  • Abater os valores de parcelas que ainda não foram pagas no preço do reparo.

Garantia para compra fora de concessionária

Se por um lado há a garantia de carro usado nas compras em concessionárias ou lojas de usados, por outro não há quando a compra é feita fora desses estabelecimentos.

Isto é, ao comprar um usado de uma pessoa física, ou seja, sem intermediadores, não há garantia em caso de problemas no futuro. Assim, a garantia só vale para negociações que envolvam pessoas físicas.

Uma forma de se proteger e ter uma garantia em caso de defeitos é verificar se a revenda do veículo possui uma parceria com alguma empresa.

Cuidados ao comprar carro usado

O ideal é que você esteja sempre atento a todos os detalhes na hora de comprar um seminovo. Além de entender sobre a garantia de carro usado, busque também por outras informações sobre o veículo.

Para se proteger, o melhor a se fazer é consultar o histórico do veículo. Dessa forma você fica sabendo se o carro possui alguma restrição. Aqui no Prakaranga, aliás, você conta com uma ferramenta exclusiva para realizar esse tipo de consulta!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-06-01T20:47:56-03:00
Ir ao Topo