Qual modalidade vale mais a pena para o consumidor: empréstimo em banco ou financeira? Para quem está precisando de crédito, as duas opções podem trazer vantagens e desvantagens.
Com a crescente busca por empréstimos, cada vez mais empresas estão oferecendo crédito para consumidores no Brasil. No entanto, é essencial saber qual a melhor opção para você não passar aperto depois.
Sendo assim, para te ajudar, separamos aqui algumas dicas que vão te auxiliar na hora de optar por empréstimo em banco ou financeira. Continue a leitura e saiba mais!
Empréstimo em banco ou financeira
Antes de mais nada, entenda quais as diferenças em optar pelo empréstimo em banco ou financeira é essencial. Apesar de ser a opção mais conhecida entre os brasileiros, os bancos contam, cada vez mais, com a concorrência das financeiras.
Mas mesmo com essa concorrência, nem todo mundo sabe diferenciar como funciona a concessão de crédito nos dois casos. E é isso que vamos te responder agora.
Empréstimo em banco
E para começar, vamos entender melhor como funciona o empréstimo em banco. No geral, esse tipo de instituição busca sempre gerar mais renda e lucro. Justamente por isso que, além do empréstimo, oferecem outros tipos de serviço.
Cartão de crédito, aplicações em ativos e investimentos, transferências, pagamento, tudo isso é ofertado ao cliente para trazer mais dinheiro aos bancos.
Assim, é comum que a oferta de empréstimo, na maior parte dos casos, seja mais vantajosa para os bancos. Isto é, com taxas de juros maiores, a tendência é que haja mais lucros para eles.
Contudo, a depender das condições – como score e histórico de relação com os bancos -, alguns clientes conseguem melhores ofertas de empréstimo.
Empréstimo em financeira
Por outro lado, quando falamos de empréstimo em financeiras, estamos lidando com empresas menos conhecidas. Justamente por isso, aliás, é que elas oferecem taxas de juros menores para atrair mais clientes.
Diferente dos bancos, o foco das financeiras é a emissão de investimentos, além da oferta de empréstimos, claro. Esse tipo de negócio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central, garantindo que você, cliente, receba o que foi negociado.
Contudo, também vale destacar que para receber os valores do empréstimo com as financeiras, é necessário ter uma conta em algum banco.
Como escolher entre empréstimo em banco ou financeira?
Mas e agora? Depois de entender as diferenças entre o empréstimo em banco ou financeira, o próximo passo é escolher onde negociar.
Em tese, as financeiras se destacam como melhor opção, especialmente pelas menores taxas de juros e por negociar com negativados. Mas é sempre assim?
Para decidir onde realizar o empréstimo, o ideal é levar em conta alguns fatores. Confira a seguir sobre cada um.
Entenda as taxas
Em primeiro lugar, vale sempre analisar as taxas de juros que cada empresa pratica. No caso dos bancos, a liberação de crédito é feita, preferencialmente, para quem tem um score mais alto.
Dessa forma, essas pessoas contam com taxas de juros mais baixas e melhores condições. Ou seja, se o seu score é baixo, ou seu histórico de pagamentos não é bom, é bem provável que as taxas no empréstimo em banco sejam maiores.
E no caso das financeiras? Como destacamos, essas empresas, para atrair mais clientes, garantem empréstimos mesmo para quem está negativado. Com isso, se essa for a sua situação, talvez o melhor seja buscar por instituições como essas.
Considere a sua situação
Sendo assim, em todo caso, avalie bem a sua atual situação. Considere seu histórico de pagamentos e score para pesquisar pela melhor opção.
Aliás, pesquisar por empréstimo em banco ou financeira é um fator bem importante. Não contrate logo na primeira instituição, pesquise com cuidado e avalie as condições que cada uma oferece. Negociar as condições do empréstimo também é uma excelente alternativa para o seu empréstimo.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até