Você sabe quais as principais causas de defeito no eixo cardan e como fazer para identificar e resolver? Já falamos por aqui sobre esse componente e como ele funciona. Mas para entender melhor como evitar problemas que defeitos na peça podem causar, trouxemos agora um conteúdo completo.
O componente, como já citamos em outro texto, desempenha um papel essencial para a transmissão do seu carro. Você lembra qual é? Neste artigo vamos abordar tudo que é necessário saber e como fazer em caso de defeito no eixo cardan. Continue a leitura e saiba mais!
RELEMBRE O QUE É O EIXO CARDAN E COMO ELE FUNCIONA
Antes de falarmos sobre quais as causas de defeito no eixo cardan, como identificar e o que fazer, vale relembrar mais sobre o componente e como ele funciona. Em resumo, a peça é parte do sistema de transmissão.
A sua função é bem simples, mas muito importante: transmitir energia motriz do motor para o eixo preferencial e, em seguida, para as rodas traseiras. Ou seja, ele é um dos componentes do sistema usado em, basicamente, todo tipo de veículo.
Mas como ele funciona na prática? Apesar de estar presente em todo tipo de veículo, o seu funcionamento pode variar de acordo com cada um. Vamos explicar para você:
- em carros 4×4: o eixo é responsável por transmitir força do motor para as rodas, tanto dianteiras quanto traseiras.
- nos caminhões e ônibus: tem uma função maior, sendo usado com mais frequência em comparação com carros de passeio e 4×4. Aqui a transmissão de força do motor para as rodas é bem mais constante.
- nas motos: o eixo substitui a corrente de transmissão. Assim, todo o sistema fica mais silencioso.
Além disso, o componente também aparece em máquinas agrícolas e navais, que usam a sua função não apenas para distribuir força, como também para equilibrar essa distribuição.
QUAIS AS CAUSAS DE DEFEITO NO EIXO CARDAN?
Em geral, grande parte das causas de defeito no eixo cardan estão relacionadas com o desgaste do sistema de transmissão. Seja pelo tempo ou pelo local em que o carro trafega.
Por exemplo, a vibração excessiva, causada por pistas irregulares, é tida como uma das principais causas de desgaste. O excesso de impacto faz com que o sistema de transmissão receba uma carga de força desproporcional, o que leva ao surgimento de defeitos.
Além disso, o desgaste de buchas e rolamentos que sustenta o eixo também pode interferir no funcionamento do componente.
Defeito no eixo cardan: quais os principais? E como identificar?
Mas só saber o que causa defeito no eixo cardan não basta; é essencial saber quais os principais e como identificar em cada caso. E é justamente por isso que trouxemos aqui algumas das formas de saber se há algo errado com o componente. Confira!
RUÍDOS
Primeiramente, uma das principais formas de saber se há algo errado com o eixo cardan são os ruídos emitidos pelo carro. O componente é projetado para ser silencioso. Ou seja, ao ouvir qualquer barulho vindo dele, é um grande sinal de que há algum problema
No geral, esse tipo de sinal acontece quando existe alguma folga no eixo, o que pode afetar todo o funcionamento do sistema de transmissão.
FOLGAS
E por falar nas folgas, esse é outro grande sinal de que existe algum defeito no eixo cardan. A falta de manutenção e cuidado, combinada com um uso em pistas irregulares, pode ocasionar uma folga na peça.
Outro problema que pode ocasionar esse tipo de situação é a falta de lubrificação adequada e a sobrecarga no carro. Mas como fazer para identificar as folgas no eixo?
O procedimento é bem simples: basta segurar a peça com as mãos e tentar movimentá-la. Caso consiga mover a peça para cima e para baixo, com sinais de folga ou batimento, é bem provável que seja necessário levar o carro ao mecânico.
VIBRAÇÕES
Por fim, você também pode identificar defeitos na peça através de vibrações. O sinal, por sua vez, é um indicativo de que há um desgaste em parte do sistema de transmissão, além de falhas geradas pelo próprio fabricante.
Algo que pode ocasionar vibrações no sistema é a falta de um balanceamento adequado. Assim, você também corre o risco de ter que lidar com um eixo empenado.
DEFEITO NO EIXO CARDAN: MANUTENÇÃO E CUSTO
Mas agora que você já sabe quais as principais formas de identificar defeito no eixo cardan, resta saber como cuidar do componente.
Em primeiro lugar, é essencial entender que a melhor forma de garantir um bom funcionamento da peça é através da manutenção preventiva. Isto é, com a lubrificação correta, você evita grande parte dos problemas decorrentes do desgaste.
Isso porque é a lubrificação que protege o metal da corrosão e oxidação, além de diminuir o atrito entre os componentes.
TEMPO DE CADA MANUTENÇÃO
Em geral, essa manutenção preventiva deve ser feita a cada dois mil quilômetros rodados. Já a troca completa do eixo é feita a cada 160 mil quilômetros. Além disso, é recomendável fazer uma revisão completa ao adquirir um veículo usado ou seminovo.
Por outro lado, em casos onde o carro é usado com mais frequência, esse tempo diminui para 50 mil quilômetros ou a cada seis meses, o que vier primeiro.
Vale destacar também a importância em fazer um check up completo, incluindo aqui o eixo, antes de viagens mais longas.
PREÇO DE TROCAS E REPAROS
Aliás, é através de uma boa manutenção que você garante uma grande economia com defeito no eixo cardan. Fazer isso te ajuda a evitar problemas ainda maiores, que podem gerar a troca completa do componente.
Os custos de um reparo completo, com a troca de todo o eixo, pode não sair por menos de R$ 2.500,00. Por outro lado, um check up preventivo não chega a custar mais do que R$ 400,00.
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