O capacete é um item fundamental e obrigatório por lei no Brasil, mas você sabe como ele surgiu?
Thomas Edward Lawrenceno sofreu um acidente quando pilotava a sua moto no dia 13 de maio de 1935. Ele não estava usando um capacete, e por isso, sofreu graves lesões na cabeça que o deixaram em coma, vindo a falecer depois de seis dias no hospital.
Um dos médicos que o atendeu foi o neurocirurgião Hugh Cairns, que começou um longo estudo que ele chamou de: “Perda desnecessária de vidas por pilotos de motocicleta devido a ferimentos na cabeça”.
Graças ao detalhado e amplo estudo de Cairns, o exército inglês desenvolveu e passou a utilizar capacetes para os seus soldados que se deslocavam com motocicletas. Basicamente tratavam-se de uma espécie de gorros feitos em couro combinado com óculos .
Essa prática acabou sendo seguida pelos civis, o que resultou na criação posterior de uma legislação que obrigava o uso de capacetes pelos motociclistas na Inglaterra, que foi seguida posteriormente pela maioria dos países do mundo.
Tudo sobre capacetes – Tipos de capacete
Capacetes Integrais ou “Fechados”
São literalmente fechados, contando com uma viseira que completa a proteção total do pescoço para cima. Geralmente garante mais segurança por conta da sua estrutura e resistência. Um pequeno ponto negativo é que em cidades mais quentes ele pode atrapalhar por conta do calor gerado.
Capacetes Híbridos
São aqueles em que é possível deslocar para cima à parte frontal/queixo do capacete, fazendo com que ele fique ao estilo de um capacete “aberto”.
Capacetes Abertos
Os mais famosos em cidades litorâneas e onde o calor é excessivo. Basicamente protegem as laterais do rosto, parte de traz e topo da cabeça, deixando todo o rosto, inclusive o queixo, exposto em caso de um acidente. Esse tipo de capacete é considerado de baixa segurança e deve ser utilizado somente em trajetos urbanos e que não exigem muita velocidade, pois não garantem muita segurança em caso de acidentes.
Capacetes Coquinho
É famoso capacete utilizado por motociclistas custom, principalmente donos de Harleys. Este é proibido no Brasil pois geralmente só protege o topo da cabeça, e as orelhas são coberto por uma espécie de couro.
Capacete OFF-ROAD
Há um modelo específico para os praticantes de enduro, freestyle, motocross, rally e apaixonados por encarar trilhas com sua moto. O principal diferencial desse modelo em relação aos outros é a queixeira alongada, que oferece uma proteção extra para o piloto em caso de quedas, além de abas especiais que protegem os olhos da luz do sol. Entretanto, para esse tipo de capacete, é obrigatório o uso de óculos de proteção, já que o modelo cross é projetado para facilitar a ventilação e respiração do condutor. Lembrando que o capacete cross não deve ser usado em espaços urbanos porque, em dias frios, não há proteção contra o vento.
Tudo sobre capacete – Atenção a Validade
No Brasil, todos os capacetes para motociclismo devem ser certificados pelo Inmetro e conter etiqueta com sua data de fabricação.
Isto é, a legislação não especifica um prazo de validade para os capacetes. Mas a maioria dos fabricantes recomendam a sua substituição após três anos de fabricação, independentemente de terem sido usados.
A justificativa é de que, com o tempo, o material deixa de oferecer a segurança necessária
Em resumo, o principal motivo da substituição do capacete, após esse período, desde que não tenha sofrido nenhuma queda, relaciona-se à diminuição da altura das espumas, que formam a forração interna do capacete.
Para sua segurança
O Contran determina que “o capacete tem de estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior”.
Ou seja, esse instrumento já permite reprimir situações de uso de capacete que não se ajuste adequadamente à cabeça do usuário.
Além disso, existem diversos fabricantes de capacetes para motociclistas no Brasil e também grande oferta de capacetes importados. Algumas marcas conhecidas:
- Shoei,
- Arai,
- Bieffe,
- VAZ9 ,
- Taurus,
- CMS,
- Shark,
- EBF,
- Peels,
- Fly,
- Fox,
- LS2, e
- Vallen .
Conclusão
Sendo assim, na hora de escolher o capacete ideal dê prioridade para os mais seguros e fique atento a validade e as regras de segurança. O uso do capacete é obrigatório em todo o país.
Fique por dentro de outras dicas e atualidades no blog PraKaranga!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até