COMPRAR PEÇAS DE DESMANCHES É SEGURO

21/02/2023

COMPRAR PEÇAS DE DESMANCHES É SEGURO
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

Você já passou pela seguinte situação:

Seu carro apresentou um problema e precisou ser levado para a oficina. Após uma avaliação, o mecânico afirma que uma determinada peça está variada e precisa ser trocada.

Com isso, ele indica os locais que ela pode ser comprada para que o conserto seja feito.

Porém, quando você vai as lojas que são autorizadas a vender peças da marca do seu veículo, ou em autopeças, descobre que elemento necessário para o conserto é vendido apenas com o jogo completo, ou então está em falta no mercado.

Logo após conversar novamente com o mecânico, ele sugere que você procure a peça em uma desmanche. Você fica em dúvidas com a sugestão, pois já ouviu falar que não é recomendável comprar peças em desmanches, pois muitos desses estabelecimentos são receptadores de peças provenientes de carros roubados.

Se identificou com a situação acima, ou conhece alguém que passou por isso? Se a sua resposta foi sim, não se preocupe.

Várias pessoas têm muita desconfiança sobre a forma do trabalho dos desmanches e a procedência das peças vendidas por esses estabelecimentos comerciais.

Contudo, o que muitos não sabem é que houve uma regulamentação do funcionamento dos desmanches através da Lei 12.977/2014. Desse modo, ficou mais seguro comprar peças de carros e caminhões que foram para demolidoras, sem que haja o risco que as mesmas sejam de veículos roubados.

Ainda tem dúvidas sobre a segurança de comprar peças de desmanches? Então continue lendo este texto, pois, falaremos sobre a LEI DO DESMANCHE e como ela tornou a compra de peças mais segura.

O que é a Lei do Desmanche?

A Lei nº 12.977, que também é conhecida como Lei do Desmanche, é um projeto de autoria do ex-deputado federal Armando Vergílio. Ela foi aprovada pela ex-presidente Dilma Rousseff no dia 20 de maio de 2014 e tem como objetivo de inibir a atuação de desmanches ilegais, isto é, que atuam na receptação de peças de veículos roubados.

Dessa maneira é possível controlar a circulação peças automotivas usadas e condicionadas, além da reciclagem e os descarte de parte dos veículos de maneira correta.

Como funciona a Lei do Desmanche?

De acordo com a Lei do Desmanche, as demolidoras devem estar cadastradas no Detran e se dedicar, exclusivamente, a atividade de desmanche de veículos. Ademais, é preciso ter os documentos necessários para o funcionamento de um estabelecimento comercial: alvará de funcionamento, inscrição de órgãos fazendários e administradores nomeados.

A autorização concedida pelo Detran deve ficar em um local que seja visível aos potenciais clientes das demolidoras. O registro inicial do desmanche tem validade de um ano. Depois da primeira renovação, a validade do registro é de cinco anos. Além disso, o local deve passar por uma vistoria obrigatória, que é feita pelo Detran.

Como as peças são identificadas pelo Detran?

Agora que você já conhece a Lei do Desmanche e como ela regulamentou o funcionamento das demolidoras, deve estar com a seguinte dúvida: Como o Detran faz para identificar peças de carros que vão para demolidoras? É sobre isso que falaremos agora.

As peças fornecidas para autopeças, montadoras e demolidoras são identificadas por um código alfanumérico denominado PART NUMBER. O part number mostra de onde vem a peça, ou seja, se ela está registrada no CONATRAN, se responde a todos o requisitos de segurança, ou se está em bom estado de conservação.

Além de possibilitar a identificação da origem da peça, o part number ajuda a encontrar peças desmembradas. Isso porque, muitas peças, o item necessário para o seu veículo está em falta nas autopeças e revendedoras oficiais, ou esses estabelecimento só comercializam o conjunto completo, mesmo que você necessite apenas de um item.

Como encontrar peças de Desmanche?

Se você chegou até este ponto do texto é porque percebeu que não existe motivo para ter medo de comprar peças em desmanche, pois está protegido pela Lei.

Porém, ainda não sabe como encontrar a peça que precisa nestes estabelecimentos.

O Detran possui um cadastro dos Desmanches (CDVs – Centro de Desmonte Veicular) para manter o controle sobre o comércio de peças.

Desse modo, você pode saber sobre a legalidade da peça que deseja e, consequentemente, se o desmanche que a possui, consta nos registros do Detran.

Contudo, o principal órgão executivo de veículos do Brasil não fornece informações sobre a disponibilidade e o valor da peça. Sendo assim, a pessoa precisa visitar diversos desmontes para pesquisar o preço do item, desperdiçando bastante tempo nesse processo.

PraKaranga – Peças de desmanche em um só lugar

Onde encontrar peças de desmanche?

A solução para esse problema é o uso de aplicativos como o Prakaranga!

O app conecta você a estes centros e fornece informações da disponibilidade e valor da peça que você precisa. Nele você digita as informações do modelo do veículo e da peça e as demolidoras enviam uma resposta com os preços que cada um oferece pelo item.

Para que você entenda um funcionamento do aplicativo Prakaranga, segue um exemplo prático: Digamos que você procura um para-choques para um Volkswagen Fox em demolidoras na região de Porto Alegre (RS). Você  digita o nome da peça e informações sobre o modelo do carro. A partir dos dados fornecidos, os desmanches mandarão propostas com o preço da peça. Além disso você determina a região que deseja procurar.

Vale lembrar que o Prakaranga exibe resultados de busca apenas de desmanches que possuem concessão de funcionamento do Detran.

Assim, sabendo que existem uma lei que regulamenta o funcionamento dos desmanches, e que é possível obter peças com valores e em ótimas  condições. A tendência é que cada vez mais pessoas procurem estes estabelecimentos para comprar itens para seus veículos. Além disso, elas poderão usar o aplicativo Prakaranga com o intuito de facilitar essa busca e pagar mais barato.

Este conteúdo foi útil? Quer saber mais informações sobre o Aplicativo Prakaranga? Então visite o nosso site, ou entre contato conosco para tirar as suas dúvidas!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-03-23T16:09:19-03:00
Ir ao Topo