Entender como identificar e resolver um defeito no pivô de suspensão é essencial para a manutenção do carro. Mas você sabe como fazer isso? Entender como a peça funciona e como identificar um possível problema é mais simples do que parece. E para te ajudar, separamos neste artigo um conteúdo completo. Continue a leitura e não fique de fora!
O que é e como funciona o pivô de suspensão
Antes de falarmos sobre como você pode identificar e resolver os defeitos no pivô de suspensão, é necessário primeiro entender mais sobre esse componente. Também conhecido como pino esférico ou articulação, a peça feita de metal e borracha é o que conecta a carroceria ou chassi a outros componentes.
O pivô também pode apresentar variações dependendo do carro. A variação, em geral, está na forma como ele é fixado. Isso pode ser feito por meio de rebites, parafusos, ou simplesmente prensando o pivô na bandeja de suspensão.
Além disso, de acordo com o modelo do veículo, o pivô de suspensão também pode ser fixado por rebites, ou mesmo prensado na bandeja de suspensão, através de parafusos.
Como ele funciona?
O funcionamento do pivô de suspensão é até bem simples. De forma bem resumida, uma das pontas da peça é conectada em uma parte rígida do carro, geralmente o chassi. A outra ponta é conectada às peças móveis.
Assim, quando as rodas descem e sobem, ou viram, o pivô garante um movimento mais eficiente, sem forçar nenhum componente. Isso acontece também graças a uma esfera e buchas de borracha, presentes nessa interação.
Contudo, é sempre importante ressaltar que o pivô de suspensão pode sofrer um desgaste maior dependendo da rotina de uso do motorista. Isto é, ruas irregulares ou esburacadas podem afetar o funcionamento do pivô. Dessa forma, ao sofrer muitos impactos, é comum que a peça comece a apresentar alguns defeitos. E como identificar defeito no pivô de suspensão?
Como identificar defeito no pivô de suspensão?
Em geral, para saber se há defeito no pivô de suspensão é importante ficar atento para alguns sinais que o próprio carro dá. A verificação desses sinais pode ser feita ao dirigir, já que a maior parte deles só aparecem quando você está guiando o carro. Mas quais são esses sinais?
Folga na direção
Um sinal bem comum de que o pivô de suspensão não está funcionando corretamente é a folga na direção. Preste atenção na hora de virar o volante e no tempo de resposta do carro.
Caso o tempo entre a virada de volante e a resposta do carro não esteja sincronizada, é possível que haja algum problema com o componente.
Desgaste irregular dos pneus
Outro sinal que indica a possibilidade de problema na peça é o desgaste irregular dos pneus. É bem comum, quando há defeito no pivô, que uma parte do pneu tenha um desgaste maior que a outra.
Contudo, nesse caso, pode ser mais difícil saber se o problema é de fato no pivô de suspensão, já que o desgaste irregular é causado por diversos motivos.
Barulho na suspensão
Mais um sinal bastante comum de problema no pivô de suspensão é o barulho vindo do próprio sistema. Isto é, quando a suspensão começa a ranger ou apresentar barulhos que antes não fazia pode ser um indicativo de que algo não está funcionando bem.
Os barulhos podem ser identificados tanto ao dirigir, ao fazer uma curva, por exemplo, quanto com o carro parado. Para isso, basta fazer o teste de suspensão, empurrando o carro contra o chão.
Defeito no pivô de suspensão: quais os principais?
Mas é importante entender que não basta só saber como identificar possíveis defeitos no pivô de suspensão. Uma boa forma de evitar problemas maiores é saber quais são os tipos de defeito que a peça pode apresentar.
Em geral, o mais comum é que haja um desgaste na peça. Seja pelo tempo de uso ou por má utilização do carro, a peça pode se desgastar com o passar do tempo e, em razão disso, apresentar problemas.
A má utilização do carro, aliás, também pode gerar outro problema bem comum no componente, que é a quebra. Passar em buracos ou pistas irregulares é um dos principais motivos para a quebra do pivô.
Resolvendo defeito no pivô de suspensão
Mas depois de identificar um defeito no pivô de suspensão, o que deve ser feito? Qual o próximo passo depois de saber que o componente pode apresentar algum defeito?
Em primeiro lugar, procure sempre um serviço de mecânica especializado. Evite fazer você mesmo a troca. Embora pareça simples, a manutenção da peça requer alguns cuidados essenciais que, caso não sejam feitos, podem gerar um risco e prejuízo ainda maiores.
Dessa forma, o ideal a se fazer é realizar um com check-up. Para isso, procure saber?
- o estado dos terminais de direção,
- condição do axial e peças do entorno,
- se há coifas rasgadas e que necessitam de troca,
- desgaste da bandeja e manga de eixo,
- braçadeiras danificadas ou mal ajustadas.
Além disso, é importante também averiguar a geometria da direção. Em muitos casos, além de checar alguns componentes, será necessário realizar ajustes nas peças para evitar novos problemas e o surgimento de outros defeitos.
Quando fazer a troca?
E quando fazer a troca da peça? Isto é, depois de identificar um defeito no pivô de suspensão, o ideal a se fazer é procurar por auxílio profissional o quanto antes. Em geral, problemas na suspensão exigem uma manutenção rápida, evitando colocar você ou demais ocupantes em risco.
Isso porque a quebra do pivô, especialmente em situações de alta velocidade, pode agravar os riscos de acidente.
Sendo assim, procure sempre manter a manutenção do carro, incluindo todo o sistema de suspensão, em dias. Procure um mecânico ou oficina de sua confiança para verificar o estado da peça e, caso seja necessário, efetuar a troca.
Além disso, a troca também pode ser feita ao serem identificados desgastes que apresentem risco de quebra do pivô.
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