Você sabe o que é e como funciona a CNH Digital? O documento, que tem a mesma validade da versão impressa, surgiu como uma alternativa para facilitar a vida do motorista.
Mas para que serve e como usar a CNH digital. Nesse sentido vamos mostrar o que fazer para usar e trazer mais informações sobre essa modalidade. Confira!
O que é a CNH digital?
Prestes a ser abordado em uma blitz, o motorista dá conta de que esqueceu sua CNH e já está longe de casa. Você ou alguém que conhece certamente já passou por esse tipo de situação.
Diante disso, com certeza você deve ter passado por momentos estressantes com medo de ser parado, não é mesmo?
Atualmente uma das formas alternativas de evitar esse problema é usar a CNH digital.
O documento nada mais é do que uma versão da CNH gerada por meio de dispositivos móveis, como por exemplo o celular!
Assim, para ter acesso a CHN digital basta fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito Vale ressaltar que a adesão é gratuita e opcional e tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, sendo válida em todo território nacional.
Além disso, na versão digital a CNH armazena todas as informações da carteira impressa, garantido a autenticidade do documento.
Pontos positivos da CNH digital
A tecnologia vem, principalmente, para oferecer mais comodidade aos motoristas. Isto é, o documento na versão digital é bem mais prático, e pode ser acessado de qualquer lugar.
Dentre os pontos positivos da CNH digital para os motoristas, podemos citar:
- Comodidade, praticidade e segurança;
- Possibilidade de obter o documento no formato digital antes de receber na forma impressa;
- Utilidade mesmo sem conexão de internet;
- Emissão sem necessidade de agendamentos ou filas.
Caso você alugue ou empreste seu veículo pode adicionar a pessoa como condutor principal. Sendo assim, caso neste período ela receba uma multa a pontuação já vai para a carteira dela.
Pontos negativos da CNH digital
Por outro lado, também podemos destacar alguns pontos negativos da CNH em sua versão digital. Por exemplo, essa versão da CNH depende exclusivamente que o dispositivo do qual ela está armazenada esteja funcionando corretamente.
Assim, considerando que o seu dispositivo esteja descarregado e você precise apresentá-la em alguma fiscalização, seu uso fica impossibilitado.
Ou seja, caso não esteja com a versão impressa, é bem provável seja aplicada uma multa por não estar portando o documento.
Pré-Requisitos para solicitar a versão digital
Outro ponto importante a se considerar são os pré-requisitos para realizar a solicitação da sua CNH digital. Para pedir a sua, o motorista precisa:
- Realizar um cadastro no portal do Governo federal;
- Ter e-mail e celular válidos;
- Ter uma CNH impressa com QR code;
- Aplicativo da Carteira Digital de Trânsito instalado.
Como solicitar
E como fazer para solicitar a sua? Em resumo, para pedir a versão Digital, é preciso se conectar ao aplicativo de Carteira Nacional de Trânsito.
Em seguida, faça login com os dados que cadastrou no portal do governo federal e cadastrar-se como usuário apenas seguindo passo a passo.
Lembrando que o aplicativo vai solicitar que você crie uma senha de 4 dígitos. A senha serve para utilizar a sua CNH na versão digital.
O documento é seguro?
Sim! E esse dado é afirmado pelo Ministério das Cidades. De acordo com este órgão, existe uma série de técnicas desenvolvidas para permitir que o sistema da versão digital da CNH funcione através de criptografia, sistema fundamental para garantir uma transmissão segura de dados como informações pessoais.
Além disso, a autenticidade da versão digital pode ser feita por meio da leitura do QR Code e pela assinatura do certificado digital.
Como agir se eu tiver meu smartphone roubado?
Se por acaso você passar por algum incidente de roubo ou furto, além de registrar um boletim de ocorrência deverá pedir o bloqueio o mais rápido possível através do site do Denatran e clicar em CNH Digital.
Lembrando que quem não possui a versão digital deverá procurar um posto de atendimento do Detran o mais rápido possível.
A CNH impressa vai acabar?
Se você leu todas as informações em torno da CNH digital e mesmo assim não pensa em solicitá-la, fique tranquilo! A CNH digital não surgiu para substituir a versão impressa e essa modalidade não deixará de existir!
Agora que você já leu nesse artigo as principais informações acerca da CNH digital tenho certeza que está apto a solicitar e aproveitar a tecnologia e praticidade dessa modalidade!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até