Você sabe o que é e para que serve o Certificado de Segurança Veicular (CSV)? O documento é uma exigência do Detran para qualquer veículo que passe por alguma modificação pelo proprietário.
No entanto, é bem comum que muitos tenham dúvida sobre o que é o Certificado de Segurança Veicular e o que faz esse documento. Para te ajudar, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre o CSV. Confira!
O que é Certificado de Segurança Veicular?
Antes de mais nada, é preciso entender o que é esse documento. Em resumo, o Certificado de Segurança Veicular é emitido em caso de alteração ou modificação permitida no veículo.
Assim, o CSV tem por objetivo autorizar que uma nova documentação do veículo possa ser emitida. Além disso, é o documento que reconhece as alterações feitas de forma legal.
Ou seja, o Certificado de Segurança Veicular serve para validar as modificações, descrevendo e listando todas as características atualizadas do carro. O documento é também considerado um laudo do INMETRO, atestando a segurança para que o automóvel possa rodar pelas ruas da cidade.
Quais são as modificações permitidas?
Mas quais são as modificações permitidas e que serão descritas no CSV? Atualmente, segundo a Resolução 292/2008, dentre as alterações que podem ser feitas no veículo, estão:
- Adaptação para transporte de portadores de deficiência;
- Alterações de suspensão;
- Aumento da potência do motor;
- Blindagem;
- Modificação de iluminação;
- Mudança do tipo de combustível – Gás Natural Veicular, por exemplo.
Da mesma forma, a resolução também descreve como os procedimentos devem ser realizados, além de listar outras modificações permitidas.
Certificado de Segurança Veicular: para que serve?
Com isso, é possível notar que o Certificado nada mais é do que a autorização de circulação de veículo modificado de forma regular.
Além disso, o documento também atua como um atestado de segurança que, além de reconhecer e listar as modificações, indicam que essas foram feitas de forma legal.
Vale destacar que o CSV tem um tempo de validade limitada. O documento possui uma validade de um ano. Contudo, em caso de novas modificações permitidas, você deve emitir um novo CSV.
Como emitir o CSV
Para realizar a emissão do Certificado de Segurança Veicular, é necessário, primeiro, procurar pelo Detran da sua cidade.
Em seguida, é preciso passar por uma inspeção de segurança veicular, que irá verificar se as mudanças realizadas estão no padrão da lei. Depois desse processo, o órgão indicará as empresas credenciadas para realizar a inspeção veicular, atestando ou não a segurança do automóvel.
A emissão do CSV, contando ainda com os custos da inspeção, podem chegar ao valor de R$ 2 mil. Em alguns casos, de acordo com as modificações, o valor do serviço pode atingir R$ 4 mil.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até