Você sabia que deixar o carro parado por muito tempo na garagem pode gerar alguns problemas? Durante a pandemia, muita gente deixou de usar o carro para sair de casa.
Com isso, tornou-se menos comum tirar o carro da garagem para ir trabalhar ou sair de casa. Mas o que nem todos sabem é que manter o carro parado por muito tempo pode trazer consequências. Você sabe quais são esses riscos e o que fazer para evitar? Continue a leitura e entenda mais!
Carro parado na garagem: quais os riscos?
Apesar de muitos acharem que manter o carro parado na garagem pode ser menos prejudicial, por evitar o desgaste, a realidade é bem diferente.
Isto é, manter o carro sem ser acionado por um longo período também é um fator que pode trazer alguns problemas. O carro foi feito para se manter em movimento.
Sendo assim, a falta de circulação e acionamento do veículo não é algo “natural”. Mas o que isso pode ocasionar?
Descarga de bateria
Um dos problemas mais comuns ao manter o carro parado por muito tempo é a bateria descarregada. A bateria veicular é produzida para um uso constante.
Com isso, o seu funcionamento é quase como um “carregamento automático”. Ou seja, não acionar o carro por um longo período pode fazer com que a bateria perca essa funcionalidade e descarregue.
Envelhecimento de fluídos
Outro problema bem comum ao manter o carro na garagem sem ser acionado é o envelhecimento dos fluidos. Seja do freio ou motor, os fluidos possuem um tempo de vida útil.
E quando estamos utilizando o veículo com frequência, o cuidado com a troca ou complemento destes fluidos é mais constante. Dessa forma, ao deixar de usar seu carro, esses cuidados diminuem e os fluidos envelhecem, trazendo riscos para diversos componentes.
O entupimento de bicos injetores ou o enferrujamento de peças, especialmente pela água do radiador, também são problemas que podem surgir.
Oxidação de peças e pinturas
Por fim, também podemos destacar como um risco em manter o carro parado por muito tempo a oxidação de peças e pintura.
Deixar o veículo parado na garagem, pegando poeira, ou estacionado embaixo do sol, é bastante prejudicial para pintura e componentes.
Carro parado na garagem: o que fazer para evitar?
Agora que você já sabe quais os principais riscos em manter o carro parado na garagem, é preciso saber o que fazer para evitar esses problemas.
Em resumo, é possível evitar grande parte dos riscos colocando o carro para rodar de vez em quando. Apenas ligar o veículo não é o suficiente. Procure, ao menos uma ou duas vezes na semana, tirar o carro da garagem e circular por um tempo.
Além disso, procure sempre adotar as recomendações do manual quanto às revisões e manutenções preventivas. Troque os fluidos do carro no período de validade determinado e calibre os pneus de acordo com o recomendado pelo manual.
Evite também deixar o tanque completo ou vazio. Mantenha uma quantidade suficiente para quando for necessário usar. Por fim, lembre-se de manter o carro limpo e em um local longe do sol.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até