Carro com restrição financeira: saiba o que fazer!

27/02/2023

App

Um carro com restrição financeira pode ser uma grande dor de cabeça para quem compra. Em muitos casos, não basta apenas quitar o veículo, para regularizar a situação e documentação, é essencial entender o que é e o que fazer em casos como esse.

E para te ajudar, neste artigo vamos mostrar o que fazer em caso de carro com restrição financeira. Continue a leitura e saiba mais!

Carro com restrição financeira: o que significa?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que significa ter um carro com restrição financeira. Apesar de nem todos saberem, antes de comprar um veículo, o ideal é realizar todo tipo de consulta para saber se o automóvel possui ou não alguma restrição

Isto é, casos como a restrição financeira impedem que o veículo seja objeto de qualquer transação. Em outras palavras, essa restrição impossibilita a compra e venda do carro e o registro dessa negociação. A restrição, aliás, pode acontecer de diferentes formas.

Os tipos de restrição veicular

Dentre os tipos de restrição veicular, temos três mais comuns: a alienação fiduciária, o arrendamento mercantil e a reserva de domínio.

  • Alienação fiduciária: ela nada mais é do que um contrato firmado entre o dono do veículo e uma entidade financeira no momento da compra por financiamento. Assim, após a assinatura do contrato, a informação sobre a alienação é inserida no documento do carro.
  • Arrendamento mercantil: também chamado de Leasing, é o contrato onde uma pessoa – física ou jurídica – cede a outro, por certo tempo e preço, o uso do veículo. Assim como na alienação, a informação do arrendamento é inserida no documento do veículo.
  • Reserva de domínio: acontece quando o vendedor possui a garantia de propriedade do veículo vendido a prazo. Com isso, até que o carro seja quitado, ele permanece em propriedade do vendedor, ficando em posse do comprador.

Carro com restrição financeira: o que fazer?

Mas o que fazer em caso de carro com restrição financeira? Logo após saber qual a restrição do veículo, existem algumas medidas que você pode tomar para solucionar cada caso.

Isto é, como cada restrição é estabelecida por um motivo, a solução também pode variar. Confira a seguir o que fazer em cada caso:

Solucionando a restrição financeira do veículo

Em primeiro lugar, no caso da alienação fiduciária, a restrição do veículo e a retirada da observação do documento é feita com a quitação do financiamento. Ou seja, para dar baixa no termo, é necessário quitar todas as dívidas do veículo, o que inclui IPVA, multas e seguro obrigatório.

Por outro lado, no arrendamento mercantil, a restrição só acaba com o cumprimento integral do contrato de cessão do veículo. Outra forma de solucionar a restrição é com a quitação do financiamento.

Por fim, no caso da reserva de domínio, a restrição termina também com o pagamento integral do veículo para o vendedor. Neste caso, o vendedor fornece ao comprador uma declaração de quitação de dívida, com a qual é possível retirar o veículo do cadastro de restrição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2023-10-17T20:35:46-03:00
Ir ao Topo