Comprar um carro com problema na documentação traz, além dos prejuízos, muita dor de cabeça para o comprador. Investir em um carro usado exige muitos cuidados, justamente para evitar esse tipo de problema.
Mas quais são os riscos em comprar um carro que tenha problemas na documentação? Neste artigo, vamos explicar quais inconvenientes isso pode trazer e o que fazer para evitar. Continue a leitura e entenda mais!
Problemas em comprar carro com problema na documentação
E para começar, vamos falar dos riscos em comprar um carro com problema na documentação. Em primeiro lugar, um dos maiores riscos em não conferir a documentação do carro que você quer comprar é a dificuldade na transferência,
Isto é, problemas no documento, em geral, impedem a transferência de titularidade para o comprador. Mas é só isso?
Além desse problema, ao comprar um carro e não fazer a transferência, você ainda corre o risco de ser multado, com até 5 pontos na carteira. Por fim, outro risco em comprar um carro que não esteja com a documentação regularizada é a perda do veículo.
Dependendo de qual for o problema na documentação – como atraso no licenciamento, por exemplo – existe a chance de apreensão do veículo.
Carro com problema na documentação: como evitar?
Mas como fazer para evitar esse tipo de problema? O que fazer para descobrir se a documentação de um carro está ou não regularizada.
Além de entender a situação do carro com o próprio vendedor, o ideal é sempre pesquisar pela situação do veículo. E isso deve ser feito antes mesmo da assinatura de qualquer contrato ou transferência de valores.
A pesquisa da situação do carro pode ser feita tanto no site do Detran quanto por meio do Histórico Veicular. E o que você precisa conferir?
Multas e restrições
Em primeiro lugar, verifique se há alguma multa ou restrição – jurídica ou administrativa – contra o carro. No geral, problemas com a documentação acabam gerando algum tipo de restrição.
Além disso, existe a chance de o carro estar em situação de furto ou roubo, o que gera ainda mais problemas para quem compra. A pesquisa pode ser feita através do Renavam do carro ou com a placa.
Informações no documento
Outro detalhe importante que você precisa avaliar é se as informações descritas no documento batem com a descrição do carro. Ano, modelo, placa, cor e até número do chassi.
As informações que constam no documento devem ser as mesmas que estão presentes no carro. Caso contrário, desconfie e evite fazer negócios, já que as chances de fraude são grandes nessa situação.
Desconfie de preços baixos
Por fim, outra dica que pode te ajudar a evitar a compra de um carro com problema na documentação são os preços abaixo do mercado.
Em situações onde o carro está totalmente regularizado, os valores costumam ficar perto do indicado na tabela Fipe. Por outro lado, quanto mais abaixo desse valor estiver o carro, maiores são as chances de haver algum problema.
Sendo assim, além da documentação e histórico do carro, fique de olho nas condições de conservação e, de preferência, conte com a ajuda de alguém que entenda bastante disso.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até