Carro com multa: comprou um? Saiba o que fazer!

27/02/2023

Carro com multa comprou um Saiba o que fazer!
Desktop-Banner-Saiba-Mais-350x91-1
App

Comprou um carro com multa e não sabe o que fazer? Não se preocupe, nós te ajudamos a resolver!

Apesar de ser uma boa oportunidade para quem deseja adquirir um automóvel, é comum que muitos acabem comprando um usado com multas. Isto é, mesmo com muito planejamento, nem tudo pode sair como o esperado.

E são nessas situações que muitos acabam comprando uma grande dor de cabeça. Mas para te ajudar a evitar comprar um carro com multa. Continue a leitura e saiba mais!

Comprou um carro com multa: entenda a situação

Adquirir um carro usado ou trocar o seu atual pode ser uma decisão complicada. Além da burocracia e dificuldade em achar um modelo que te agrade, existem os riscos que essa compra trás.

E é nesse caso que muitos acabam comprando uma dor de cabeça. Não basta checar apenas o estado do veículo, é preciso avaliar sua situação por completo.

Isto é, deixar de avaliar a situação do automóvel aumenta os riscos de comprar um carro com multa ou restrições legais. Débitos, como multas, IPVA e licenciamento são bem comuns em carros usados e seminovos.

Mas como evitar comprar um carro com multa? Quais são os cuidados que você precisa tomar para não ter que lidar com essa situação?

Cuidados para evitar carro com multa

Uma das principais medidas que você pode tomar é fazer a consulta do histórico do carro com ajuda do Prakaranga, Além de multas, você também fica sabendo de qualquer restrição que o carro tenha.

Assim você garante que vai comprar um veículo livre de qualquer restrição ou eventual multa que o antigo dono tenha levado.

Além disso, também é possível conferir a situação do carro no site do Detran do seu Estado. Apesar de limitado, o sistema do Detran mostra as multas em aberto. Mas vale lembrar que, para isso, você precisa do número da placa e do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do carro.

Comprou um carro com multa: o que fazer?

Mas o que fazer quando você não consulta o histórico e compra um carro com multa? Existem também os casos em que a infração de trânsito demora para entrar no sistema e o comprador só percebe depois de fechar negócio.

Em todo caso, o melhor a se fazer é entrar em contato com o antigo dono, ou com a concessionária, para que um dos dois arque com a multa.

Contudo, caso o antigo dono se negue a pagar, o melhor a se fazer é pagar o valor da infração e recorrer na Justiça para reaver o valor gasto.

Regularizando o veículo

O ideal mesmo é que você regularize a situação do veículo com antecedência, com o pagamento da multa e recorrendo depois.

Além disso, é importante que você reporte a aquisição do veículo usado junto ao Detran em até 30 dias após a compra.

Isto é, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o comprador precisa expedir um Certificado de Registro do Veículo (CRV). Dessa forma, é possível também emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV).

O comunicado de compra e venda no Detran também te ajuda a não ter que arcar com outros débitos do veículo e ter o trabalho de recorrer depois.

Agora que você já tem todas as informações sobre o que é recall e como funciona, fique atento a todas as informações. Consulte o seu veículo e saiba se ele já passou por algum chamamento. Faça uma consulta pela placa para obter essa informação. Acesse agora!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

LATEST NEWS

  • RASTREADOR 2.0

Rastreador

12/01/2023|Serviços|

Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região

Cadastre-se

Para comprar ou vender peças, e aproveitar os demais serviços que oferecemos, por favor, faça seu cadastro.

Assine nossa Newsletter

Fique por dentro das últimas novidades e conteúdos relevantes do setor automotivo!

Redes Sociais

2024-06-13T21:29:40-03:00
Ir ao Topo