Você sabe quais as diferenças entre o amortecedor pressurizado e convencional? A peça, que garante um maior conforte na hora de dirigir é essencial para o seu veículo.
Mas para fazer um melhor proveito, saber qual a diferença entre os dois tipos pode ajudar. Cada um possui uma característica, e acaba sendo recomendado para determinadas situações.
Sendo assim, para te ajudar a saber mais sobre eles, separamos neste artigo as diferenças entre amortecedor pressurizado e convencional. Confira!
Amortecedor Pressurizado e Convencional – O que são?
Antes de mais nada, para sabermos quais são as diferenças entre o amortecedor pressurizado e convencional, é preciso saber o que eles são.
Ou seja, compreender mais sobre o funcionamento de cada tipo. Com isso, além de saber diferenciar ambos, é possível já ter uma ideia de qual o melhor para você.
Isto é, cada tipo possui suas características, sendo necessário saber qual o melhor para você. vamos lá?
Amortecedor Pressurizado
Primeiramente, temos o amortecedor pressurizado. Ele possui uma construção bem parecida com o amortecedor hidráulico, que utiliza gás nitrogênio para seu funcionamento.
Com isso, o gás, à baixa pressão dentro do tubo do amortecedor, realiza a pressurização do óleo de amortecedor para dentro de uma câmara.
Dessa forma, ele torna o movimento do veículo mais suave e estável, tudo por meio do processo de pressurização do nitrogênio. Esse trabalho garante que o veículo não sofra com os impactos, e a viagem seja mais confortável.
Essa composição faz com que esse tipo de amortecedor seja mais indicado para veículos off-road, ou que exijam mais o uso do amortecedor.
Amortecedor Convencional
Por outro lado, os amortecedores convencionais funcional sem a presença de um gás pressurizado. O modelo, em geral possui dois tubos, um externo e outro interno¸ além de um reservatório de óleo e uma câmara de pistão.
Desse modo, no seu interior, está o óleo de amortecedor, o principal responsável pelo trabalho de amortecimento, sendo ele quem controla o movimento do veículo.
Ou seja, ele possui um composição mais simples, o que, por vezes, pode ocasionar uma dificuldade no trabalho de amortecimento, especialmente em velocidades mais altas.
As diferenças entre os dois tipos
Em resumo, uma das principais diferenças entre o amortecedor pressurizado e convencional está justamente na sua composição.
O primeiro garante um trabalho melhor, independentemente das condições de pista ou velocidade do veículo.
O segundo, por sua vez, tem a presença dos vazios de acionamento. Isto é, em velocidades mais altas, ele acaba não atuando da forma correta, o que pode ocasionar um dificuldade no trabalho do amortecedor.
Qual o melhor tipo de amortecedor?
Com isso, é possível dizer que, entre o amortecedor pressurizado e convencional, o primeiro seria melhor e mais indicado?
Apesar de possuir um funcionamento mais completo, o amortecedor pressurizado, como já dissemos acima, acaba sendo mais indicado para veículos com uso mais exigido dos amortecedores.
Isto é, modelos competitivos ou off-road são exemplos de veículo que exigem o uso de um tipo de amortecedor mais complexo.
No entanto, para uso em veículos de passeio, cujos amortecedores, em condições normais, não são tão exigidos, o uso do amortecedor convencional é o ideal.
Além disso, grande parte das montadoras já fazem a indicação do tipo correto de amortecedor com o projeto de veículo. São considerados fatores como design, estrutura e capacidade do veículo para isso.
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