Essenciais para rodar bem, o alinhamento e balanceamento são dois processos completamente diferentes, mas que muitas pessoas ainda confundem. Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são importantes para o seu carro.
Contudo, você sabe para que serve cada um e quando realizar os procedimentos? Para entender melhor, separamos aqui tudo que você precisa saber sobre ambos os processos. Continue a leitura e saiba mais!
Alinhamento e balanceamento: quais as diferenças?
A manutenção e revisão do carro são fundamentais para garantir a segurança ao rodar. E para isso, fazer o alinhamento e balanceamento é indispensável em muitos casos. Isto é, ambos os processos garantem, além de segurança, toda estabilidade e dirigibilidade que o motorista precisa.
Mas quais são as diferenças entre os dois processos? E como cada um deles é feito? Entenda o que é cada um deles é bem importante na hora de cuidar do seu carro. Veja mais a seguir.
Balanceamento: o que é e como é feito?
Primeiramente, falando sobre o balanceamento, o procedimento nada mais é do que um ajuste para equilibrar a rotação das rodas do seu carro. Dessa forma, além de evitar vibrações constantes, o balanceamento garante uma dirigibilidade muito melhor.
O processo pode ser feito de forma estática, com os pneus e rodas paradas, ou dinâmico, com as rodas em movimento para corrigir irregularidades.
Assim, são usados contrapesos distribuídos em todas as rodas, avaliando a força dos pneus em rotação para corrigir posições irregulares.
E o alinhamento?
Mas e o alinhamento? O que é e como é feito esse tipo de procedimento? Diferente do primeiro, aqui o objetivo é alinhar as rodas em relação à suspensão.
No geral, quanto ao problema de alinhamento, não é preciso uma máquina para ser identificado. Dessa forma, basta observar o arqueamento das rodas para dentro da lataria, ou para fora, formando um ângulo em direção a pista.
Outro detalhe que pode revelar o problema de alinhamento é a maior dificuldade na direção, além de outros incômodos na hora de dirigir. Com isso, ao ser identificado o problema, o alinhamento tem como objetivo ajustar o ângulo das rodas para que fiquem retas em relação ao solo.
No geral, isso garante muito mais segurança, já que manter o carro alinhado impede o desgaste precoce dos pneus. O que também aumenta a durabilidade dos itens. Além disso, indiretamente o alinhamento traz uma maior economia de combustível, impedindo também o deslocamento irregular do carro.
Alinhamento e balanceamento: quando fazer cada um?
Agora as diferenças entre o alinhamento e o balanceamento, basta saber quando fazer cada um destes procedimentos. Na maior parte dos casos, o alinhamento e o balanceamento são feitos durante a manutenção preventiva ou revisões.
O ideal é sempre prestar atenção nas condições do carro. Alguns sinais de que o carro precisa de um ou ambos os procedimentos são:
- desgaste irregular dos pneus,
- carro puxando para o lado, ou
- vibrações, seja no volante, piso ou mesmo banco.
Mas se você realiza manutenções e revisões de acordo com as indicações do fabricante, identificar essa necessidade é bem mais fácil. Vale ressaltar que o custo desses serviços pode variar de localidade para localidade. O mais comum é que ambos sejam cobrados em conjunto.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
LATEST NEWS
Carro com restrição judicial: entenda como identificar!
Comprar um carro com restrição judicial é sempre uma grande dor de
Rastreador
Rastreamento de frotas e veículos particulares. Veículos Carro, moto e caminhão. Região
Consórcio, Financiamento e Refinanciamento
Consórcio de veículos e máquinas. Financiamento e refinanciamento de veículos com até