E é oficial: foi criado em 1934, por Getúlio Vargas, que assinou o decreto 24.224.
E por que 13 de maio? Há explicações divergentes.
A primeira viagem de carro
Uma das versões sobre a origem do Dia do Automóvel afirma que a data seria uma homenagem a Bertha Benz, esposa de Karl Benz, um dos criadores do primeiro carro para venda do mundo, o Benz Patent-Motorwagen – ou Motorcar.
Há relatos de que a alemã seria patrocinadora dos experimentos do marido com motores de dois tempos, o que após alguns anos levou à criação, em 1885, do veículo de três rodas à gasolina.
O automóvel, que chegava a 13 quilômetros por hora, é tido como o primeiro criado com intenção de venda, mas quem iria acreditar que ele era seguro, em uma época onde “coisas que se mexem sozinhas” eram consideradas estranhas?Para provar que o Motorwagen era confiável, Bertha o usou para a primeira viagem de longa distância a bordo de um automotor, em 1888: e não foi sozinha, levou seus filhos Eugen e Richard, de 13 e 15 anos, junto.
De Mannheim, onde Benz tinha sua oficina de motores, até Pforzheim, cidade natal da corajosa mãe, foram três dias e 194 quilômetros. O Linogrin – nome da época para a gasolina – que abastecia o tanque de 4,5 litros foi comprado em uma farmácia no meio do caminho, uma vez que ainda não havia postos de combustível.
Os freios, feitos de couro, foram substituídos por material novo, que a alemã encomendou numa mercearia local, e o carburador foi a própria Bertha que limpou, com um alfinete de seu chapéu.
A rota percorrida pelo exemplar número 3 do Motorwagen é um patrimônio histórico da humanidade desde 2008, e a história do passeio é descrita pela ONG Berta Benz Memorial Route. Apesar de tantos detalhes sobre a viagem, as datas exatas de partida e chegada se perderam com o tempo, sabendo-se hoje, apenas, que o mês da aventura foi agosto – ou seja, não faria sentido ser este o motivo de celebração do Dia do Automóvel em 13 de maio.
O primeiro carro de passeio brasileiro
Outra versão para a escolha de 13 de maio como o Dia do Automóvel é de que a data comemoraria a produção do Belcar, tido como o primeiro carro de passeio brasileiro – anteriormente, apenas utilitários como DKW Universal, Jeep Willys e Kombi haviam sido fabricados no país. O modelo da Vemag – Veículos e Máquinas Agrícolas S.A. teria motor 1.0 de dois tempos com bloco da também verde-amarela Sofunge. A unidade número um do automóvel teria saído da linha de produção em 1958, ou seja, 24 anos depois do decreto de Getúlio Vargas.
Fonte: Revista Pense Carros (http://revista.pensecarros.com.br/)
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