Política de Privacidade

  • 1. CONCEITOS BÁSICOS

    Apresentamos abaixo alguns conceitos úteis para facilitar a compreensão dessa Política de Privacidade:

    Dado pessoal

    Qualquer informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei no 13.709/2018 e suas alterações posteriores ou simplesmente “LGPD”).

    Tratamento de dados pessoais

    Segundo a Lei Geral de Proteção de Dados, o tratamento de seus dados pessoais é qualquer operação realizada com seus dados pessoais. Por exemplo, as seguintes atividades com dados pessoais são consideradas tratamento: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

    Plataforma ou Plataforma PraKaranga

    Sistema constituído por um aplicativo mobile e um web site (www.prakaranga.com.br).

    Cliente

    Pessoa física cadastrada na Plataforma, que acesse e/ou utilize os serviços ofertados pelos Profissionais e Vendedores na Plataforma.

    Profissionais e Vendedores

    Pessoa Jurídica cadastrada na Plataforma, que poderá ofertar os seus serviços e produtos aos Clientes através da Plataforma.

  • 2. QUAIS DADOS UTILIZAMOS E COM QUAIS FINALIDADES?

    Para que funcione adequadamente, a PraKaranga precisa utilizar um conjunto de dados pessoais de Clientes, Profissionais e Vendedores. Nas tabelas abaixo, explicamos em quais oportunidades coletamos seus dados pessoais, para quais finalidades podemos utilizá-los e por quanto tempo.

  • 2.1. CLIENTES

    Se você é um Cliente, coletaremos as informações a seguir a partir do seu uso da Plataforma:

    Objetivo do tratamento

    Atividades realizadas

    Dados pessoais

    Origem dos dados

    1. Cadastro na Plataforma

    Possibilitar a contratação de serviços, cotação de produtos e compra de produtos pelos Clientes, envio de comunicações sobre serviços contratados, bem como para realização de pesquisa de satisfação.

    No caso de cadastro regular na plataforma: Nome, Sobrenome, Telefone, E-mail e Endereço.

    Cadastro

    2. Divulgação de informações

    Realização de campanhas de marketing e oferecimento de outros serviços de parceiros ligados à plataforma.

    E-mail, Celular, Endereço, Cidade, Estado UF, CEP, Nome do Usuário e Data de Criação do Cadastro.

    Cadastro e utilização da Plataforma

    3. Propaganda e marketing

    Anúncios em mídias digitais, segmentação de clientes para envio de comunicações direcionadas ou genéricas e estudos e análises sobre comportamento de usuários.

    São coletados dados de navegação quando você usa a plataforma, incluindo páginas que a pessoa passou, pedidos que abriu e/ou cancelou, contratações que abriu e/ou cancelou, compra que abriu e/ou cancelou com as respectivas informações de quais tipos de categorias/serviços e datas. A PraKaranga também coleta dados de acesso, incluindo: permanência na página, cliques personalizados, interações e informação do aparelho utilizado para conexão.

    Dados de Navegação e Cookies

    4. Contratação de serviços pela Plataforma

    Veiculação de avaliações sobre os serviços prestados por Profissionais e vendedores por meio da Plataforma.

    Nome, serviços contratados e avaliações concedidas aos Profissionais e Vendedores pelo cliente.

    Contratação de Serviços

    5. Solicitações de serviço na Plataforma

    A PraKaranga realiza a Identificação de Profissional para a prestação de serviços solicitados pelo cliente.

    Endereço e serviços desejados pelo cliente.

    Contratação de Serviços

    6. Realização de pagamentos

    Processamento de pagamentos por serviços intermediados na Plataforma

    Número do Cartão de Crédito, Nome e CPF do Titular do Cartão de Crédito, Bandeira do Cartão de Crédito, Data de Vencimento e Código de Segurança “CVV”.

    Contratação de Serviços

    7. Contratação de serviços Plataforma

    Monitoramento das comunicações realizadas por meio da Plataforma do PraKaranga, a fim de garantir a sua segurança, bem como dirimir quaisquer dúvidas que surjam no decorrer da negociação ou da execução dos serviços contratados. Realização de pesquisas de satisfação com os clientes, em relação ao atendimento prestado.

    Mensagens e imagens enviadas a partir da Plataforma para contato com Profissionais e Vendedores. Nome, e-mail e respostas relacionadas à satisfação com o atendimento prestado.

    Cadastro; Interações por Chat, Telefone e Formulários

    8. Cobrança de clientes advindos de parceiros do PraKaranga

    Efetuar a cobrança do serviço solicitado no PraKaranga pelos clientes das empresas parceiras.

    Nome, Sobrenome, CPF, Endereço

    Empresas parceiras do PraKaranga

    9. Resgate financeiro por indicações de novos clientes

    Operacionalização do resgate financeiro (saque) solicitado pelo cliente na ocasião de indicação de novos clientes para a plataforma.

    Nome, CPF e Dados Bancários

    Cadastro e informações fornecidas pelo próprio Usuário no momento do resgate

    10. Prevenção à fraude

    Confirmação da compra quando detectada uma suspeita de fraude.

    Foto do documento pessoal, confirmação de dados pessoais do titular do cartão (nome e CPF), cópia da frente do cartão de crédito do titular da compra, IP, log de acesso, device ID e fotos do serviço.

    Cadastro e informações fornecidas pelo Usuário ou pelo titular do cartão.

    11. Proteção ao crédito

    Promoção da inclusão de usuários que constam como inadimplentes nos órgãos de proteção ao crédito.

    Nome completo, CPF, Endereço, Telefone, nº do pedido que está sendo negativado e valor do pedido.

    Cadastro realizado pelo Cliente e Contratação dos Serviços

    12. Pesquisa para desenvolvimento da plataforma

    Realização de testes de usabilidade e pesquisas para obtenção de insights de negócio, para entender o perfil, as necessidades, os interesses e serviços buscados pelo Usuário.

    Escolaridade, faixa etária, aplicativos utilizados, categorias de serviços escolhidos, necessidades, interesses e funcionalidades, canais de comunicação utilizados, entre outros.

    Informações fornecidas pelo Usuário por formulário próprio

    13. Comunicação

    Prestação de suporte, de informações transacionais, além de comunicações no geral. Essa comunicação poderá ocorrer via serviço de mensageria privada, e-mail, chat e telefone e poderá ser gravada para registro interno.

    Nome, telefone, e-mail, e registro/gravação da chamada.

    Cadastro

  • 2.2. PROFISSIONAIS E VENDEDORES

    Se você for um Profissional ou Vendedor cadastrado na Plataforma, poderemos coletar as informações a seguir para as finalidades correspondentes:

    Objetivo do tratamento

    Atividades realizadas

    Dados pessoais

    Origem dos dados

    1. Cadastro na Plataforma

    Checagem dos requisitos para cadastro de Profissionais e Vendedores, envio de comunicações do PraKaranga, possibilitando a contratação de Serviços pelos Clientes, envio de comunicações sobre serviços contratados e a realização de pagamentos.

    Nome completo, E-mail de Contato, Telefone e Vendedores com Nome e Telefone para cada Categoria de Serviço ou Produto pretendida, Foto, Dados Bancários, Mensagem do Perfil e Endereço.

    Cadastro

    2. Checagem de documentação

    Checagem de documentação para o ingresso na plataforma.

    Fotografia de documento e checagem de bases de dados públicas para avaliação se o Profissional ou Vendedor possui as habilitações necessárias para as atividades da PraKaranga.

    Cadastro

    3. Divulgação de informações

    Realização de Campanhas de Marketing e oferecimento de outros serviços de parceiros ligados à plataforma.

    E-mail, Celular, Endereço, Cidade, Estado UF, CEP, Nome do Usuário e Data de criação do cadastro.

    Cadastro e utilização da Plataforma

    4. Propaganda e marketing

    Anúncios em mídias digitais, segmentação de clientes para envio de comunicações direcionadas ou genéricas e estudos e análises sobre comportamento de usuários.

    São coletados dados de navegação quando você usa a plataforma, incluindo páginas que a pessoa passou, formulários de pedido que abriu, cancelou, pedidos que abriu e/ou cancelou, contratações e compra que abriu e/ou cancelou, com as respectivas informações de quais tipos de categorias/serviços e datas. O PraKaranga também coleta dados de acesso, incluindo: permanência na página, cliques personalizados, interações e informação do aparelho utilizado para conexão.

    Dados de Navegação - Cookies

    5. Prestação de serviços pelos Profissionais e Vendedores

    Emissão de Recibos e Notas Fiscais dos Serviços prestados, além de possibilitar a seleção de Profissionais e Vendedores para os Serviços requisitados por Clientes.

    Serviços prestados, quantidade e qualidade das avaliações feitas por Clientes sobre o Profissional, métrica de agilidade de resposta aos Clientes, quantidade de contratações feitas através da Plataforma.

    Contratação de serviços e cotação

    6. Comunicações via chat da Plataforma

    Monitoramento das comunicações realizadas por meio da Plataforma da PraKaranga, a fim de garantir a sua segurança, bem como dirimir quaisquer dúvidas que surjam no decorrer da negociação ou da execução dos serviços contratados. Também são utilizados para a realização de pesquisas de satisfação com os clientes.

    Mensagens e imagens enviadas a partir da Plataforma para contato com profissionais e vendedores. Nome, e-mail e respostas relacionadas à satisfação com o atendimento prestado.

    Cadastro; Interações por chat, telefone e formulários

    7. Pesquisa para desenvolvimento da plataforma

    Realização de testes de usabilidade e pesquisas para obtenção de insights de negócio, para entender o perfil, as necessidades, os interesses e serviços buscados pelo Usuário.

    Escolaridade, faixa etária, aplicativos utilizados, categorias de serviços escolhidos, necessidades, interesses e funcionalidades, canais de comunicação utilizados, entre outros.

    Informações fornecidas pelo Usuário por formulário próprio

    8. Comunicação

    Prestação de suporte, de informações transacionais, além de comunicações no geral. Essa comunicação poderá ocorrer via serviço de mensageria privada, e-mail, chat e telefone e poderá ser gravada para registro interno.

    Nome, Telefone, E-mail, Profissão e Registro/Gravação da Chamada.

    Cadastro

    9. Brindes

    Os dados pessoais de cadastro poderão ser utilizados para envio de brindes aos Profissionais e Vendedores da PraKaranga diretamente ou por meio de nossos parceiros.

    Nome, Telefone, E-mail, endereço.

    Cadastro

    Os Profissionais e Vendedores podem indicar clientes para avaliações e referências de serviços prestados anteriormente. Para entrar em contato com esses clientes e colher os depoimentos, a PraKaranga coletará apenas o telefone e o primeiro nome do cliente indicado. Após o contato, os dados serão eliminados.

    A PraKaranga também realiza captação ativa de potenciais profissionais e vendedores a partir de anúncios em portais de terceiros e do envio de comunicações para possíveis interessados. Parceiros do PraKaranga também podem entrar em contato com um profissional, sem que a PraKaranga tenha acesso aos respectivos dados pessoais. A PraKaranga só terá acesso aos dados do profissional abordado por um parceiro, se ele se cadastrar através do site.

  • 3. Como tratamos Cookies?

    Cookies são pequenos arquivos de texto projetados para armazenar informações básicas e ajudar sites e aplicativos a reconhecer o usuário e melhorar a experiência de navegação em nossos sites.

    Nossas regras sobre o tratamento de cookies valem tanto para Clientes, Profissionais e Vendedores cadastrados e logados em nosso site, como para usuários visitando nosso site, sem entrar em qualquer conta - nesse último caso, temos os Usuários Não Logados.

    O website da PraKaranga utiliza alguns tipos diferentes de cookies, para as seguintes finalidades:

    Objetivo

    Atividades realizadas

    Cookies essenciais

    Permitem que você use e acesse o site de forma adequada e segura.

    Cookies de sessão

    Permitem, facilitam e agilizam a identificação de maneira única da sua sessão de navegação na PraKaranga.

    Cookies analíticos

    Monitoram e analisam o desempenho, eficácia e experiência gerada pela PraKaranga.

    Cookies publicitários / publicidade comportamental

    Permitem construir perfis de seu interesse para exibir anúncios e criar campanhas relevantes e personalizadas.

    Cookies de funcionalidade

    Fornecem os serviços básicos solicitados pelos usuários e possibilitam armazenar e autentificar o ID do visitante, recuperam informações, facilitam a navegação e entendem como você interage com a PraKaranga.

    Além das finalidades descritas acima, guardamos os seus registros de acesso a PraKaranga, como o endereço de IP, que é um identificador exclusivo que os dispositivos precisam para se identificar e se comunicar na Internet. Devemos guardar esses registros por conta de normas jurídicas.

    Para coletarmos esses cookies, é possível que contratemos terceiros para nos apoiarem em nossas funcionalidades. Por isso, poderemos fazer o uso compartilhado dos seus dados pessoais com esses agentes no caso da utilização desses cookies.

    Caso você seja um Usuário Não-Logado, seus dados pessoais são anonimizados - isto é, não poderemos identificá-lo com essas informações. Essa é uma medida que tomamos para preservar a sua privacidade. Se você preferir, você pode restringir, bloquear ou excluir cookies da PraKaranga ou de qualquer outra página da web, usando o seu navegador de Internet. Entretanto, como existem cookies necessários para o funcionamento dos websites da PraKaranga, em caso de alterações realizadas no navegador, não temos como garantir o funcionamento adequado dos nossos sites. Para gerenciá-los, verifique as opções abaixo de acordo com seu navegador:

    Firefox - Chrome - Safari Web e iOS

    Em caso de qualquer dúvida sobre como tratamos seus cookies, você pode nos consultar através do e-mail [email protected]

  • 4. COM QUEM COMPARTILHAREMOS OS DADOS?

    Os dados pessoais dos Usuários da plataforma serão compartilhados para viabilizar a própria prestação do serviço. Assim, as informações do Pedido de Compra ou Contratação de Serviço e o Endereço dos Clientes finais serão compartilhados com o os parceiros de integração para permitir a Prestação do Serviço contratado e a entrega dos produtos. Por sua vez, os dados do Profissionais e vendedores e Vendedores, como nome, foto, mensagem do perfil e avaliações anteriores serão compartilhados com os Clientes.

    Além disso, a PraKaranga trabalha em parceria com diversas empresas. Por isso, poderá compartilhar as informações coletadas na Plataforma, nas seguintes hipóteses:

    • Com empresas provedoras da infraestrutura tecnológica e operacional necessária para as atividades da PraKaranga, como as empresas responsáveis pelo processamento de pagamentos e fretes realizados na Plataforma e os provedores de serviço de armazenamento de informações;

    • Com empresas parceiras da PraKaranga para a divulgação de produtos e serviços de tais empresas aos Usuários. Os titulares poderão solicitar informações acerca das empresas parceiras da PraKaranga através do canal direto com o DPO ([email protected]);

    • Mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para sua requisição:

    - Dados Cadastrais: A PraKaranga pode fornecer dados cadastrais de usuários em resposta a ordem judiciais válidas e requisições de autoridades competentes.

    - Registros de Acesso: A PraKaranga pode fornecer registros de acesso de usuários em resposta a ordem judiciais válidas.

    - Outros dados Armazenados: A PraKaranga pode fornecer registros de acesso de usuários em resposta a ordem judiciais válidas.

    • Além disso, a PraKaranga poderá compartilhar, pontualmente, dados pessoais com terceiros para implementar testes de serviços/ferramentas para o melhor funcionamento da plataforma, e para agregar novas funcionalidades e facilidades para os usuários. Nesses casos, os dados compartilhados serão sempre os mínimos necessários;

    • A PraKaranga poderá incluir seus dados nos órgãos de proteção ao crédito, caso você esteja inadimplente com alguma obrigação, após envio de comunicação prévia específica para esta finalidade; ou

    Os dados pessoais de Clientes, Profissionais e Vendedores poderão ser compartilhados entre as frentes de negócio da PraKaranga, para o atendimento de solicitações de serviços, para a unificação de diretórios de profissionais, vendedores e clientes, disponibilização de serviços divulgados em outras plataformas, com o objetivo de aumentar as possibilidades de novos serviços aos Profissionais e vendedores bem como possibilitar a chance de o Cliente receber um orçamento ou ofertas. Além disso, para envio de comunicações, com o objetivo de divulgar nossas outras frentes de negócio, convidar Clientes a conhecê-las e assim aproveitar possíveis benefícios, tudo isso, sempre em conformidade com a legislação vigente. Podemos informá-lo sobre campanhas, produtos e programas nos quais você pode se cadastrar e contratar.

  • 5. COMO MANTEMOS OS DADOS SEGUROS

    Seus dados pessoais são tratados de acordo com os termos desta Política de Privacidade. As informações coletadas pela Plataforma poderão ser armazenadas em servidores localizados no Brasil ou no exterior. A PraKaranga emprega, além disso, todos os meios razoáveis de mercado e legalmente requeridos para preservar os dados coletados na Plataforma.

    Além da possibilidade de armazenamento de dados fora do território brasileiro, a PraKaranga também poderá transferir os seus dados pessoais para empresas parceiras e terceiros localizados no exterior, especialmente para finalidades relacionadas à segurança, prevenção à fraude e ao aprimoramento das plataformas, sempre de acordo com as garantias e condições estabelecidas pela legislação brasileira aplicável.

    A PraKaranga adota os melhores esforços, no sentido de preservar a segurança dos dados dos Usuários. Entretanto, nenhum site é totalmente seguro e a PraKaranga não pode garantir que as informações que trafegam na Plataforma estejam integralmente protegidas de acessos não autorizados através de métodos maliciosos. Por esse motivo, nós incentivamos os Usuários a tomarem medidas de segurança apropriadas, mantendo, por exemplo, a confidencialidade de seus logins e senhas.

  • 6. RETENÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

    As informações coletadas pela PraKaranga por meio da sua Plataforma inerentes ao funcionamento dela, serão mantidas pelo tempo que o cadastro do Usuário se mantiver ativo na Plataforma, para as finalidades descritas nessa Política.

    Entretanto, o Usuário pode solicitar o acesso, exclusão e edição dos seus dados a qualquer momento através da sua conta na Plataforma. O Usuário fica ciente de que a exclusão de informações essenciais para gestão de sua conta junto ao PraKaranga poderá implicar o respectivo encerramento.

    Para garantir medidas antifraude e promover a segurança da plataforma, a PraKaranga manterá informações pessoais mínimas de Usuários que tenham praticado atos identificados como fraude por um prazo de 10 anos. A finalidade deste tratamento é a prevenção a segurança e a fraudes.

    Além disso, as informações poderão ser conservadas para o cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados e uso exclusivo do PraKaranga, vedado seu acesso por terceiro, desde que anonimizadas.

  • 7. SEUS DIREITOS

    A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais prevê uma série de direitos relacionados aos seus dados pessoais que você pode exercer diante da PraKaranga, incluindo:

    • a confirmação da existência de tratamento;
    • o acesso aos dados;
    • a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;
    • a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade;
    • a obtenção de informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais o PraKaranga compartilhou seus dados;

    Caso tenha dúvidas sobre como exercer cada um desses direitos, sugerimos que você entre em contato conosco através das informações de contato disponíveis abaixo, na Seção 7.

  • 8. COMO ENTRAR EM CONTATO COM A PRAKARANGA?

    A PraKaranga é uma plataforma da Omine Software, inscrita no CPNJ/MF sob nº 25.328.526/0001-26, com sede na Cidade de Gravataí, Estado de Rio Grande do Sul, na Av. Antônio Gomes Corrêa, 763 CEP: 94190-300 - Bairro Parque dos Anjos.

    Você pode entrar em contato com o Encarregado de proteção de dados pessoais do PraKaranga por meio do e-mail [email protected]

    A PraKaranga empreenderá todos os esforços para atender suas solicitações no menor tempo possível, observando a legislação aplicável.

  • 9. ATUALIZAÇÕES

    Esta Política poderá ser atualizada a qualquer momento pela PraKaranga, mediante aviso no site e/ou por e-mail. Por este motivo, recomendamos que você sempre visite esta seção de nosso site e leia este documento sempre que possível.

    Data de Atualização: 03 de maio de 2023.